Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
10/11/2022
São Vicente é contemplada com "Plano Municipal de Saneamento Rural", da Fundação Nacional de Saúde
Na tarde de quarta-feira (9), Sandra Conti, prefeita em exercício em São Vicente, esteve na superintendência da FUNASA - Fundação Nacional de Saúde, em São Paulo, acompanhada do secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Mario Bueno, para receber a documentação do ‘Plano Municipal de Saneamento Rural’.

O plano inovador e pioneiro no Brasil apontará as diretrizes para o tratamento e a qualidade da água, tratamento de esgoto, drenagem e manejo de águas pluviais e o manejo de resíduos sólidos, visando a defesa, conservação e recuperação da qualidade e salubridade ambientais do Município como um todo.

Além de São Vicente, mais três municípios do Estado de São Paulo foram contemplados.

Projeto piloto - Além do ‘Plano Municipal de Saneamento Rural’,  São Vicente foi contemplada com um projeto piloto de uma usina de valorização energética de resíduos sólidos urbanos.

O secretário-adjunto da Semam explica que "é uma tecnologia de ponta, que vai funcionar durante um mês em São Vicente para estudo de potencialidades e validação de tecnologia, sem custo, e com todas as autorizações necessárias. Além do árduo trabalho de planificação das políticas municipais voltadas ao meio ambiente, não temos medido esforços para chegar o mais próximo possível das fronteiras tecnológicas para resolução dos problemas ambientais".