Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de maio de 2024.
10/11/2022
NOTÍCIAS
São Vicente celebra Dia Nacional da Umbanda (15) com programação especial
Uma religião considerada 100% brasileira, a Umbanda completa 114 anos dia 15 de novembro. Contra toda forma de intolerância religiosa, São Vicente sancionou a lei n° 259/17, que inclui a data no calendário oficial do Município. 
 
Para celebrar a data, na terça-feira (15) será realizada a 4ª edição festiva em homenagem à Umbanda. Com a presença de autoridades convidadas, umbandistas e líderes de demais religiões, o evento também conta com apresentações de grupos de dança e de canto que valorizam a cultura afro, a diversidade e o respeito. 

De acordo com a presidente da Associação Filhos de Aruanda e organizadora da festa, Benedita Marqueti, a celebração é um grande passo para combater a intolerância religiosa. “O marco no calendário oficial da Cidade foi uma grande vitória. Enfrentamos muita intolerância até a lei ser sancionada. Para quebrar essa discriminação, queremos a participação de umbandistas, simpatizantes e também pessoas de todas as religiões que desejam o fim da intolerância religiosa e a instauração da cultura de paz”, enfatiza. 

O evento tem início às 10h, com concentração da carreata que sairá do Jardim Rio Branco, na Área Continental, levando a imagem de Iemanjá até a Praia do Itararé. Apresentações de grupos de dança e canto darão continuidade à programação que vai até às 18h.

A celebração tem apoio da Prefeitura de São Vicente, Secretaria de Cultura (Secult), Fórum Inter Religioso de Cultura de Paz do Espírito Santo e União de Povos de Terreiros.

Confira a programação: 

10h - Concentração da carreata no Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga de Oliveira Gomes (Rua Dr. Donald Alexandre Kalman, Jardim Rio Branco).

11h30 - Saída da carreata com destino à praia do Itararé, próximo à Ilha Porchat

12h30 - Chegada da carreata

13h - Sessão solene com a execução dos hinos Nacional, de São Vicente, da Umbanda e um ponto em homenagem ao Dia da Umbanda (Autoria Mãe Mariângela do Ceusa).

Homenagens

Apresentação da curimba repique e filha do seu Zé

Cantos dos terreiros

Canto do Hino da Negritude

Apresentação Fórum inter-religioso,para um cultura de paz e Liberdade de crença

Apresentação de Rogério Baraq

Apresentação Sandrinho do Violão 

Apresentação do Maracatu Zambele

Afoxé laroiê Brasil

18h - Encerramento

Associação Filhos de Aruanda - É uma entidade sem fins lucrativos e conta com mais de 300 colaboradores que se unem para a realização de projetos sociais. “O trabalho feito pelos voluntários é reflexo de suas crenças. A Umbanda resume-se em paz, união e amor ao próximo”, ressalta a presidente.
 
Por Isabella Paschoal


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite