Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
12/11/2022
Prefeito de São Vicente visita Vila Viçosa, em Portugal, terra de Martim Afonso de Sousa
Em mais uma visita da agenda oficial na Europa nesta semana, o prefeito Kayo Amado conheceu a cidade portuguesa onde nasceu o fundador de São Vicente, Martim Afonso de Sousa.

Vila Viçosa é uma pequena cidade com 4.635 habitantes. Kayo foi recebido por uma comitiva de empresários locais e governantes, como o presidente da Câmara Municipal (equivalente à figura do prefeito), Inácio José Ludovico Esperança e pelo vice, Tiago Passão Salgueiro.

O prefeito vicentino percorreu as instalações do Paço Duscal de Vila Viçosa, edifício que abriga um museu e uma biblioteca, que contam a história da Casa de Bragança, e que é administrado pela Fundação Casa de Brangança. O local guarda diários, armas, tesouros e outras coleções importantes que demonstram o grande significado da Casa de Brangança para a Coroa Portuguesa.

O presidente da Câmara também levou o prefeito de São Vicente para conhecer as pedreiras de mármore, principal fonte da economia local.

"Do ponto de vista pessoal, é com muita honra que recebemos aqui o prefeito Kayo Amado. Já tínhamos trocado e-mails e conseguimos concretizar esse encontro. Vila Viçosa tem muita história e muito patrimônio, e queremos mostrar ao mundo que estamos tentando nos classificar como Patrimônio da Humanidade. Todas as relações que consigamos firmar com povos de outros continentes, que mostrem a grandiosidade de Vila Viçosa, é extremamente importante. Do ponto de vista institucional, e até empresarial, esse encontro nos mostra o quanto podemos dinamizar a indústria do turismo entre as duas cidades e promover trocas econômicas", declarou o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio José Ludovico Esperança.

"Agradeço a vinda do prefeito Kayo Amado. Esse encontro começou com a figura de Martim Afonso de Sousa. Queremos aprofundar os laços, pois precisamos criar oportunidades para as duas cidades, com esse canal de ligação histórico que temos", disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Tiago Passão Salgueiro.

"Vila Viçosa é uma terra muito rica de história e que teve muito prestígio. Foi muito especial estar aqui. Eles se mostraram muito interessados em fazer essa parceria conosco, com compartilhamentos culturais e turísticos. Eles querem se transformar em Patrimônio Cultural da UNESCO e nós estamos avançando no nosso projeto dos 500 anos, e essa parceria pode ajudar muito, nos tornando, inclusive, cidades-irmãs. Acredito que são muitas as possibilidades de trabalho em conjunto, passando também pela recuperação dos nossos patrimônios históricos em São Vicente, como a Casa Martim Afonso", disse Kayo Amado.