Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de junho de 2024.
16/11/2022
NOTÍCIAS
Ex-seleção brasileira de vôlei, Rodrigão confirma presença em escola da Área Continental no Leia São Vicente
 
Com o tema ‘Ler para superar’, o Movimento Leia São Vicente estará presente pela segunda vez no ano em todas as escolas municipais nesta quinta-feira (17). O projeto tem como objetivo trabalhar a leitura das crianças nas unidades da Cidade, acontecendo em dois momentos do período letivo (abril e novembro). 

Trata-se de uma ocasião especial, em que a escola celebra a importância da leitura (desde cedo e antes mesmo da alfabetização) como o caminho para a formação de cidadãos pensantes, autônomos e críticos. 

Seguindo o tema voltado à superação, a abordagem é feita de acordo com a faixa etária de cada turma. As ações são desenvolvidas com alunos a partir da educação infantil (creches e EMEIs), até o público do ensino fundamental (1º a 9º ano).

Rodrigão - Na EMEF Caic Ayrton Senna, o atleta Rodrigão, ex-jogador de vôlei que atuou pela seleção brasileira, vai falar com os alunos sobre a superação no esporte. O bate-papo começa às 8h. 

Educação Infantil - Na creche Julia Maria de Jesus (Humaitá), por exemplo, as crianças do maternal estão lendo a obra infantil ‘O medo que mora embaixo da cama’, de Mariza Tavares. De acordo com a coordenadora de assuntos pedagógicos Raquel Borelli, o objetivo é fazer com que os pequenos conheçam, identifiquem e superem seus medos e emoções. A ação será encerrada na quinta (17), com o ‘momento do pijama’, em uma tenda montada no pátio.

A creche Jean Pierre dos Santos Molina (Parque Continental) abrirá a unidade à comunidade com exposição das atividades produzidas, participação da família no piquenique literário e dinâmicas voltadas à amizade, união e respeito. Na fase 1, foi trabalhado o livro ‘A menina bonita do laço de fita’, de Ana Maria Machado, (turmas A e B) e o conto ‘Os músicos da cidade de Bremen’, dos irmãos Grimm. Já o berçário terá um momento de colorir desenhos com a música Aquarela (Toquinho) ao fundo e uso de um tapete sensorial. Por fim, o maternal adotou o livro ‘Um muro no meio do caminho!?’, de Raimundo Matos de Leão, voltado aos pais.

Na creche Eduardo Furkini (Parque das Bandeiras), as ações estão programadas para 11h20 e 16h20, unindo leitura como incentivo ao respeito à diversidade. As turmas do berçário 1 ao maternal 1 realizaram trabalhos lúdicos e artísticos sobre o livro "Elmer - o elefante xadrez", enquanto o maternal 2 utilizou o livro "Tudo bem ser diferente". A fase 1 trabalhou o livro "O feijão fujão", onde puderam abordar o tema da alimentação saudável, e a fase 2 alinhou a leitura do livro "Chapeuzinho Amarelo", tratando a questão dos medos e como enfrentar as dificuldades e expor seus sentimentos. Os trabalhos realizados em sala de aula estarão expostos no pátio da creche para a apreciação da comunidade.


Por - Renato Pirauá
 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite