Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
18/11/2022
Em aeroporto, prefeito Kayo Amado anuncia R$ 10 milhões em investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
A Prefeitura de São Vicente deu um importante passo para a modernização do sistema tributário municipal, eliminando questões que hoje causam dificuldades aos contribuintes em acessar os serviços. Isso porque o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) liberou um recurso por empréstimo da ordem de R$ 10 milhões.

No início de 2022, a Administração Municipal havia iniciado um processo de financiamento através do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), que apoia os municípios que precisam aprimorar sua gestão administrativa, fiscal, financeira e patrimonial.

Neste programa, os recursos, originários do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), podem ser utilizados para capacitação de técnicos e gestores municipais, consultorias, aquisição de equipamentos de informática, entre outras atividades. Tudo para buscar a estabilidade macroeconômica por meio de um equilíbrio fiscal autossustentável, fundado em uma política pública transparente e eficiente na gestão da receita e gasto público municipal.

A Prefeitura cumpriu todas as etapas junto à Caixa, estando apta a receber o recurso, da ordem de R$ 10 milhões. É importante ressaltar que o valor a ser adquirido no financiamento pode ser pago em até 20 anos e não compromete a capacidade de endividamento do Município.

Com o recurso em mão, equipes da Administração já trabalham na contratação do serviço de modernização tributária da Cidade, fazendo com que ele seja mais ágil e fácil.

A conquista desse recurso só foi possível graças ao intenso trabalho da atual gestão para limpar a Certidão junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que continha apontamentos desde 2018, o que impedia o Município de firmar 17 convênios com outros órgãos.

“Essa é mais uma prova do resgate da credibilidade de São Vicente que estamos conseguindo promover, fruto do empenho de toda a nossa equipe e seriedade com que estamos conduzindo as contas do Município. Esse recurso vai nos possibilitar avançar ainda mais na modernização da Administração Municipal”, declarou o prefeito Kayo Amado.