Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de maio de 2024.
18/11/2022
NOTÍCIAS
No dia do Movimento Leia São Vicente, escola do Jóquei inaugura biblioteca com centenas de livros
 
Os mais de 1.000 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Pacífico (Jóquei Clube) ganharam na quinta-feira (17) uma biblioteca. A inauguração se deu no dia do Movimento Leia São Vicente, que este ano adotou o tema ‘Ler para superar’. No caso da unidade, a superação está relacionada à perda: recentemente, a escola chorou a partida inesperada da assistente de direção Ana Cristina Santos, falecida em outubro. 
 
“Gostaríamos que ela estivesse celebrando essa inauguração conosco. Certamente estaria feliz com essa conquista. Mas como não foi possível, é justo prestarmos essa homenagem, dando o nome dela à biblioteca”, disse a coordenadora do ensino fundamental 1 e EJA, Bianca Tirloni, minutos após a abertura oficial do local, completando que “a leitura amplia muito o potencial do aluno na questão do imaginário. É algo enriquecedor”.
 
Coordenadora do ensino fundamental 2, Islena Aguiar conta que a ideia da biblioteca foi concebida em 2019, mas devido à pandemia a execução foi freada. “A pedido do nosso diretor (Jair Ferreira), retomamos este ano, com participação do grêmio escolar, da equipe do Integra e de demais professores que esse envolveram nesse projeto”.
 
Irmão da professora homenageada, Paulo Santos marcou presença na inauguração. “Minha irmã era o meu orgulho e sempre vai ser, por tudo que ela fazia pela escola e por essas crianças. Ela amava o que fazia. Estou feliz com esta homenagem e tenho certeza que ela está feliz”, comentou, emocionado.
 
A biblioteca foi dividida em dois ambientes: um formado pelo acervo de livros e o outro  com uma sala de leitura, com tapetes de EVA e mesas com cadeiras, propiciando um espaço agradável. No local, os estudantes encontram centenas de títulos, no total superior a 500 exemplares.

Scrapbook - Além da denominação dada à biblioteca, a escola também homenageou Ana Cristina com um scrapbook (álbum de recortes) com diversas imagens da assistente de direção e mensagens de conforto.
 
 
Integra - A participação do Integra São Vicente foi de suma importância para a biblioteca virar realidade. A coordenadora Islena Aguiar explica que a equipe foi responsável por toda a decoração do ambiente para leitura. O Integra foi disciplinado em 2022 com base na Lei 3579/2017 e regulamentada pelo Decreto 5580/2021. Estagiários atuam em dezenas de escolas municipais, com ações de reforço em forma de oficinas de alfabetização e letramento, produção textual, números e operações, gamificação, resolução de problemas, teatro e jogos de tabuleiro. As atividades se dão em horário estendido, de duas a três horas além do período escolar, em conformidade à Base Municipal Curricular de São Vicente.  
 
Por - Renato Pirauá
 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite