Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
18/11/2022
NOTÍCIAS
Servidores do Reabilitar I são contemplados com oficina de humanização promovida pela Secretaria de Saúde
Na quinta-feira (17), a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) realizou uma oficina de humanização para os servidores que atuam na unidade Reabilitar I. O evento ocorreu dentro da própria unidade, que fica na Praça Imigração Japonesa - Vila Nossa Sra. de Fátima, das 10h às 12h.
 
A atividade foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Campus Baixada Santista, para o desenvolvimento da 10ª edição do Programa de Educação para Trabalho para Saúde (PET-Saúde).
 
No evento, foram realizadas dinâmicas de apresentação e integração da equipe, como o mapa mental para ampliar a compreensão e solução das diversas demandas da unidade. A atividade teve como foco explorar o tratamento dos pacientes de forma humanizada e em conjunto, pelos profissionais das diversas áreas que atuam no local.
 
A oficina faz parte de uma série de ações realizadas pelo programa PET-Saúde, parceria entre a Sesau e a UNIFESP, com o objetivo de trazer estudantes acadêmicos para dentro do Sistema Único de Saúde, para aprenderem e vivenciarem as diversas atribuições, e ao mesmo tempo promoverem atividades especiais para os servidores da rede.
 
As atividades são divididas em dois segmentos: em território, onde os estudantes conhecem o processo do atendimento dentro das unidades; e por especialidade, onde atividades elaboradas pelo programa são realizadas para um grupo particular de servidores.
 
“É essencial que os servidores, que prestam atendimento buscando a integralidade do cuidado dos pacientes, também se sintam acolhidos e contemplados no seu local de serviço. O resgate da credibilidade da rede é prioridade da nossa gestão, e isso só é atendido quando oferecemos esse suporte também aos servidores” ressalta a secretária de Saúde, Michelle Santos.
 
Também foi realizado um “Quiz da Humanização”, e o conhecimento da Política Nacional de Humanização (PNH) foi posto em prática, com questões de múltipla escolha. O evento finalizou com um quadro onde as demandas da unidade foram discutidas para elaboração de ações para a resolução. Cerca de 30 pessoas participaram das atividades.
 
Luciana Gushiken, responsável técnica da unidade Reabilitar I, ressalta os ensinamentos da atividade “O paciente traz uma carga de vivências e experiências, que deve ser respeitada nesse processo da reabilitação. A própria reabilitação é devolver essa autonomia para o paciente. Os serviços de saúde necessitam dessa capacitação para ter esse olhar humano, do cuidado com os nossos usuários.”
 
Por Matheus Terras


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite