Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
24/11/2022
Encerramento de Gincana Sustentável tem premiações nesta sexta-feira (25)

Após sete meses de atividades voltadas ao meio ambiente, a Gincana Sustentável de 2022, promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Educação (Seduc), chega ao seu encerramento nesta sexta-feira (25) em clima de festa. No período da tarde, haverá entrega de prêmios às escolas com maior arrecadação de materiais recicláveis e anúncio do vencedor do concurso de desenho da mascote do NEA. A cerimônia se estende das 15h às 17h, no auditório do Sest/Senat (Praça Adalberto Panzan, 151 (Náutica 3).

Lacres e tampinhas - No decorrer do ano letivo, todas as unidades municipais de educação de São Vicente participaram da 1ª Gincana Sustentável, onde os alunos da rede municipal "competiram", arrecadando tampas plásticas, lacres de latinhas, óleo de cozinha e lixo eletrônico. Foram centenas de milhares de itens coletados, sendo que cada produto gerou uma pontuação diferente. Agora, chegou a hora de as campeãs serem conhecidas e premiadas.

Além da consciência ambiental, houve também o lado social, porque as tampinhas e lacres foram revertidos para a aquisição de cadeiras de rodas.

A ideia foi a de investir numa mudança de hábitos e de mentalidade como um elo para a transformação da criança e do adolescente em relação a um meio ambiente mais equilibrado. Dessa forma, o aluno aprende brincando, sendo conscientizado sobre os assuntos da atualidade e a importância de melhorar a qualidade de vida e garantir um futuro mais saudável para toda humanidade.

Mascote - Além da premiação das escolas com maior arrecadação de tampinhas e lacres, a cerimônia no Sest/Senat também será marcada pela escolha da mascote do NEA. A escolha se deu via concurso, com participação de alunos de 6º a 9º ano da rede municipal de ensino. O desenho vencedor foi definido pelo júri técnico. A partir do animal símbolo escolhido, que é a tartaruga-verde, os alunos puderam abusar da criatividade. O resultado foi de 12 desenhos finalistas, que ficaram expostos, de forma itinerante, para serem apreciados e votados.

Os 12 finalistas que concorrem ao prêmio, por ordem alfabética, são:
Alexandre Mendes Gabriel - EMEF Duque de Caxias
Ana Paula Cruz Fonseca (9º ano) - EMEF Jorge Bierrenbach Senra
Bianca Lima dos Anjos (7º ano) - EMEF Carolina Dantas
Camilly Reis dos Santos Silva (9º ano) - EMEF Carolina Dantas
Clara dos Santos (8º ano) - EMEF Jacob Andrade Câmara
Evellyn Gomes Fogaça dos Santos (8º ano) - EMEF Jorge Bierrenbach Senra
Geovanna Santos Ihuva de Andrade (6º ano) - EMEIEF Saulo Tarso Marques de Mello
Jennifer liveira da Silva (7º ano) - EMEF Jacob Andrade Câmara
Júlio de Sousa Ferreira (9º ano) - EMEIEF Saulo Tarso Marques de Mello
Luan Gonçalves Souza - EMEF Duque de Caxias
Lucas Luan Lira da Cruz (8º ano) - EMEF Jacob Andrade Câmara
Mikael de Souza Pereira (6º ano) - EMEF Jorge Bierrenbach Senra

A arte vencedora escolhida pelo júri técnico, formado por Alexandre Nacari, Laise Grandizoli e Ricardo Laranjo, será anunciada como o mascote oficial do NEA-Seduc/SV. Já os definidos pelo voto popular serão premiados.

O concurso é uma realização do Núcleo de Educação Ambiental da Seduc em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Risco de extinção - A tartaruga-verde (Chelonia mydas)  foi escolhida como símbolo da Gincana Sustentável por estar presente em nossa região. O réptil está classificado como uma espécie em extinção e, apesar disso, ainda há quem mate pela carne e pelos ovos. A população tem, também, diminuído devido aos acidentes com hélices de barcos, a afogamento devido a redes de pesca, sacolas plásticas e à destruição dos seus locais de formação de ninho (nidificação) pela invasão humana. Na vida adulta, atinge até 1,5 metro e 317 quilos.

Década do oceano - A iniciativa lançada em junho, durante a Semana do Meio de Ambiente, vem ao encontro da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. A Década do Oceano, como é mais conhecida, foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mostrar o importante papel da ciência para a sociedade numa abordagem voltada ao desenvolvimento sustentável.

A ação está relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, previsto na Agenda 2030, acordo internacional firmado pelos estados-membros da ONU. Entre as metas, estão implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis; alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais; reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; e incentivar as empresas a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.

Realização - A Gincana Sustentável de São Vicente faz parte do programa Escola Verde, uma realização das secretarias de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente (Semam), com apoio do Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), Bunge, Ecoviver, Japuí - Gestão de Resíduos, G10 - Reformas em Geral, Pro Lata, Rotary Club de São Vicente,  Universidade Estadual Paulista (Unesp), Centro de Capacitação de Pesquisa em Meio Ambiente da USP (Cepema) e Núcleo de Cultura de Paz e Não Violência de São Vicente.

Renato Pirauá