Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
30/11/2022
São Vicente intensifica ações de conscientização e prevenção da Aids em alusão ao Dezembro Vermelho
A Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente promove, a partir desta quinta-feira (1º), ações voltadas para a conscientização e detecção de novos casos de portadores de HIV e Aids. A programação faz parte do Dezembro Vermelho, uma campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

As atividades começam nesta quinta-feira (1°) com o "Seminário em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids", direcionado aos profissionais da rede de saúde do Município, para a atualização em IST/AIDS. O encontro acontece das 9h às 13h, no auditório da Escola Fortec, na Avenida Presidente Wilson, 1013.

O seminário contará com a presença de palestrantes renomados no assunto, como o psicólogo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Natan Santos Medeiro, a coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS, Paula Jayme de Araújo e a apoiadora do projeto do Centro de Referência de Treinamento (CRT) DST/AIDS SP e assessora técnica do Departamento Regional de Saúde IV, Vilma Cervantes.

A programação conta ainda com a "Semana Fique Sabendo", uma parceria do Programa de IST/AIDS com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAP), que acontece nos dias 1°, 2, 5, 6 e 7 de dezembro, nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). Cada unidade terá um dia exclusivo (escolhido pela unidade) para a realização de testagens de HIV. Para mais informações, os interessados deverão procurar a UBS mais próxima de casa.

No dia 1° de dezembro, profissionais do Programa DST/Aids estarão na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge Bierrenbach, no Jardim Rio Branco,  fazendo uma palestra para os alunos. Na oportunidade, os técnicos do programa vão falar sobre a importância da prevenção, os cuidados necessários para evitar a doença, uso de preservativos, locais para realização de testes e tratamento das ISTs.

Já no dia 3 de dezembro, a Campanha "Fique Sabendo" vai para a Praça Barão do Rio Branco, no Centro, das 10h às 16h. O evento é direcionado ao público, que poderá realizar teste rápido de HIV e sífilis e obter orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e HIV. Também haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante.

De acordo com a secretária de Saúde, Michelle Santos, além de conscientizar, essa campanha foca, ainda, em acolher e incentivar a busca por testes e tratamento precoce. “Sabemos que ainda existe um grande desafio e um certo tabu sobre o assunto dentro da nossa sociedade, mas é preciso estimular a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Campanhas como essa ajudam a esclarecer sobre a importância dos exames de rotina, contribuindo para o diagnóstico precoce e tratamento adequado para que a pessoa viva com o vírus sem desenvolver a doença. Vale ressaltar também que nosso Município disponibiliza os preservativos para a população em todas as unidades de saúde".

Confira os endereços das unidades de saúde para participar da programação da Semana Fique Sabendo:

- UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509, Vila Melo)
- UBS Catiapoã (Av. Pérsio de Queiroz Filho, 733/734)
- UBS /ESF Náutica III (Rua Nicolau Patrício Moreira, 225)
- UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá)
- ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n)
- ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n)
- UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 299)
- UBS /ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70)
- UBS/ ESF Jardim Guassu (Rua Lagarto, 101)
- UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube)
- UBS Pompeba (Rua Antonio da Costa, s/n)
- UBS/ ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n)
- ESF Saquaré / ESF México 70 (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida)
- UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n)
- ESF Parque Continental (Avenida Central, 940)
- ESF Gleba II (Avenida Dr. Celso Santos, 510)
- ESF Nova São Vicente e ESF Vila Ema (Rua Eliseu Almeida Melo, 10)
- ESF Jardim Rio Branco I (Rua Antônio Riscalle Husne, 1.760)
- ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n)
- ESF Jardim Rio Negro (Rua E, 110)
- ESF Sá Catarina de Morais (Rua Travessa do Parque s/n);
- ESF Esplanada dos Barreiros (Av. Brasil s/n);
- ESF Bitaru (Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior s/n);
- ESF Humaitá (R. Maria Rocco, 311);
- ESF Ponte Nova (Rua Salvador s/n);
- ESF Parque das Bandeiras (Rua Luiz Gonzaga Lopes, 57).

Por Emerson Nascimento