Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
05/12/2022
Enxadrista juvenil de São Vicente encerra ano com chave de ouro
Estudante da rede municipal de ensino, Raul Martins, 15 anos, abriu o mês de dezembro com novas conquistas no xadrez, encerrando o ano com chave de ouro. No sábado (3), na competição final do Colégio Santa Cecília, o jovem foi premiado com uma bicicleta como o melhor enxadrista escolar da rede pública de ensino.

Já no domingo (4), Raul saiu vitorioso no III Torneio de Xadrez da Família Sistema Petrobras, competindo com adversários de todas as idades. O evento foi promovido pelo Clube de Xadrez de Cubatão. “A medalha de ouro veio para fechar bem o ano, porque nas outras duas edições ele ficou com a prata e o bronze”, destacou a mãe de Raul, Carla Fraguas.

A vitória marca, também, o fim de um ciclo escolar do rapaz, que se despede da EMEF Carolina Dantas (Catiapoã), onde evoluiu na modalidade sob a supervisão do professor Armando Figueiredo, com quem Raul aprendeu os primeiros movimentos no tabuleiro, ainda no 5º ano da EMEF Octávio de Césare, no mesmo bairro. O ambiente escolar se fez presente em toda a trajetória do estudante, que pretende seguir em competições na vida adulta.

Além de Armando, a professora de artes, Renata Verçosa, montou um portifólio digital, com o vasto currículo do jovem promissor, enquanto a diretora da unidade, Eliana Veríssimo, ajudou a viabilizar a sua filiação na Federação Paulista e na Confederação Brasileira de Xadrez, credenciando-o para competições estaduais e nacionais com os melhores jogadores do País.

Para 2023, ele aguarda a análise de uma escola particular da Cidade, para a concessão de bolsa de estudos integral.

Balanço -  Quarto colocado no Campeonato Paulista de Xadrez Escolar, Raul Martins representou pela primeira vez a Cidade no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado em Poços de Caldas (MG). Em 2022 foram diversas medalhas em menos de seis meses; um grande desempenho no Campeonato Paulista de Menores; além de a escola Carolina Dantas viabilizar a sua filiação na Federação Paulista e na Confederação Brasileira de Xadrez, credenciando-o para competições estaduais e nacionais com os melhores jogadores do País.

Sua estreia no âmbito estadual se deu em maio, quando ficou em nono lugar  no Campeonato Paulista de Menores, na categoria sub-16 - o melhor desempenho entre competidores da Baixada Santista. Também este ano, foi agraciado com uma carta de reconhecimento do prefeito vicentino. “Raul, sucesso em sua jornada! Acredite nos seus sonhos! Um abraço, do seu amigo Kayo Amado”.

Por - Renato Pirauá