Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
19/12/2022
Campanha contra abandono de animais é promovida pela Secretaria de Bem-estar Animal
Dezembro Verde é o mês de prevenção ao abandono animal, manifestado em todo país, e tem por objetivo sensibilizar as pessoas sobre a guarda responsável de cães e gatos.

Em São Vicente, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem), a campanha segue acontecendo. De acordo com o secretário, Dr. Gustavo Palmieri, “a ação é essencial para que os tutores saibam que abandonar animais é crime e, por isso, antes de adotar um gato ou cachorro, estejam cientes que ficarão com o bichinho aproximadamente 15 ou 16 anos. E não é só alimentá-lo. Além de boa ração, o pet tem que ser vermifugado, vacinado,  castrado e passar também no veterinário anualmente para ver se está tudo bem com ele".

Palmieri ainda ressalta sobre o canal de denúncia contra maus-tratos. Para fazer este registro, o munícipe pode ir presencialmente à sede da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem), localizada na Rua Padre Anchieta, 462 - 2º andar - Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Dezembro Verde

Dia 10 de dezembro é o Dia Internacional do Direito dos Animais e também data da campanha ‘Dezembro Verde’, que ocorre em todo o país, pelo fato de ser um dos meses que mais se registra abandono de cães e gatos, junto a janeiro e fevereiro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30 milhões de gatos e cães vivem em situação de desamparo no Brasil.

Adoção

Para quem quiser adotar um gatinho ou cachorro, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem), realiza feirinhas de adoção mensais na Praça Coronel Lopes, também conhecida como Praça dos Correios, no Centro.

O interessado pode ainda comparecer à Ubasa Centro (Rua Catalão, 530 - Vila Voturuá), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munido de documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Todos os animais adultos saem da unidade castrados, microchipados, vermifugados e vacinados. Já os filhotes são vermifugados e vacinados. Os interessados por filhotes recebem o vale-castração. Informações (13) 3561-1604.

Por Carmen Doria