Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
27/12/2022
NOTÍCIAS
Kit material está confirmado para alunos da rede municipal de São Vicente em 2023
A exemplo do que aconteceu este ano, todos os alunos da rede municipal de São Vicente receberão kit material escolar novamente em 2023. A boa notícia foi compartilhada nas redes sociais do prefeito Kayo Amado, afirmando que a criança é prioridade no atual governo. “Pode avisar a mamãe, o papai, a vovó e o vovô que agora a gente entrega o lápis, a borracha, a agenda, o lápis de cor, a tesoura, e o caderno na escola”.

Em companhia da secretária de Educação, Nivea Marsili, o prefeito visitou na manhã desta terça-feira (27) a distribuidora, conferindo os itens que chegarão aos alunos no próximo ano letivo.

Primando sempre pela qualidade, em pouco tempo o governo conseguiu, pela primeira vez na história de São Vicente, atender os alunos com 43 mil kits na educação infantil, no Ensino Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre os objetos, estão cadernos, estojo, lápis, lápis de cor, canetas, agenda, maleta e caderno de desenho. "A preparação está em fase final e até 10 de janeiro todos os kits estarão prontos para que as escolas recebam para o início das aulas", adiantou Nivea Marsili.

Além desse material, 44 unidades receberam os kits esportivos, composto por dez bolas de futsal, dez bolas de vôlei, cinco bolas de basquete, cinco bolas de handebol, uma rede de vôlei, bambolês, conjunto de tênis de mesa e 40 cones. A ação inédita no Município é de extrema importância e ajuda muito nossos alunos na prática esportiva e na saúde

Os 1,8 mil professores e professoras ativos da rede também ganharam um reforço para facilitar o trabalho em sala de aula, com um notebook destinado para cada profissional. Além dos professores, a Seduc ampliou a distribuição dos notebooks para o eixo de gestão educacional, com o atendimento às coordenadoras de creches (CAPs), diretores de escola, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos.

Recursos multimídia - Ainda em 2023, todas as escolas estarão com kits multimídia, em que os professores terão equipamentos de datashow para uma aula mais dinâmica e atrativa.

 
Computadores - Todas as unidades educacionais de São Vicente receberam novos computadores, distribuição inédita na rede, totalizando cerca de 300 computadores.
 
Fibra óptica - O serviço de internet por meio de fibra óptica vai chegar a todas as escolas e creches municipais de São Vicente. O anúncio foi feito no mês de dezembro. A EMEF União Cívica (Parque São Vicente) foi a primeira a receber a instalação, para atender demandas administrativas e pedagógicas da unidade, com uma conexão mais rápida, estável e segura.

Reprografia Escolar - As unidades escolares foram atendidas em 2022 com o Programa Municipal de Reprografia Escolar, que disponibiliza copiadoras com cotas de consumo alinhadas à demanda de matrículas para a realização de rotinas administrativas e pedagógicas.

Mais professores - O efetivo também foi ampliado, com novos educadores contratados para atender à educação infantil e PEB I (1º a 5º ano) e de PEB II (6º a 9º ano).

Estímulo à leitura - O acesso aos livros paradidáticos ficou mais democratizado graças a uma parceria com o Lions Club de São Vicente, que está levando às unidades escolares as “gelatecas”. Trata-se de geladeiras sem uso, customizadas e adaptadas para alimentar os alunos com centenas de obras literárias. Com acesso livre aos títulos, a criança pega o livro que quiser, devolvendo à gelateca após a leitura.


Até o momento, são sete unidades atendidas: EMEI Vila Jóquei (Jóquei Clube), EMEI Adilza de Oliveira Rosa Sobral (Cidade Náutica), EMEIEF Nilton Ribeiro (Japuí),  EMEF Lions Clube (Vila São Jorge), EMEF Leonor Guimaraes Alves Stoffel (Samaritá), EMEF Renan Alves Leite (Cascatinha) e Creche Eduardo Furkini (Gleba II)

JOESV - Iniciado em 24 de outubro, os Jogos Estudantis de São Vicente (JOESV) voltaram a ser a maior competição escolar de São Vicente. Foram quatro semanas de disputas intensas nas modalidades basquete, futsal, handebol e vôlei (masculino e feminino), em uma realização da Prefeitura de São Vicente, por meio da parceria entre as  secretarias de Educação (Seduc) e de Esporte e Lazer (Sespor), com 23 escolas inscritas (11 municipais, seis estaduais e seis particulares). As partidas decisivas aconteceram no Ginásio Dondinho.

Demaes - Em 2021, a rede municipal de ensino passou a contar com uma equipe de atendimento exclusivo para pequenos reparos nas 115 unidades que compõem a rede municipal. Com 52 funcionários, o Departamento de Manutenção Escolar (Demaes) foi criado para realizar pequenos reparos nas escolas e creches da Cidade. Só em 2022, foram mais de 800 serviços realizados até o momento, voltados a reparos na parte elétrica; alvenaria (tampas de caixas de gordura, construção de abrigo de gás, reparos em pisos);  execução e reparo em portões de ferro; vazamento de descarga, hidra e caixa d’água; troca de portas; manutenção em telhado; substituição e colocação de forros e divisórias; e pintura. A base do Demaes fica na Avenida Nações Unidas, 786 (Vila Margarida).

Novas creches - Em 19 de janeiro, duas novas creches foram inauguradas. Com capacidade para 144 crianças, a Creche Júlio Pereira de Andrade, no Parque das Bandeiras, tem uma sala de berçário para 18 alunos; quatro salas de Maternal I para 72 alunos; e três salas de Maternal II para 54 alunos. Já a Creche da Vila Margarida tem capacidade para 234 crianças, e conta com com duas salas de Berçário I e II, para 48 alunos; duas salas de Berçário II para 48 crianças; três salas de Maternal I para 64 alunos; e três salas de Maternal II para 74 crianças.


Formação Continuada - Em 2022, São Vicente passou a integrar o Programa de Formação de Lideranças do Centro Lemann — oferecido gratuitamente às redes municipais.  Apenas 1% das cidades brasileiras foram atendidas pela entidade cearense. Entre os objetivos da iniciativa, estão sensibilizar gestores às lideranças educacionais, ampliar a capacitação técnica, fomentar a gestão pedagógica, reduzir as desigualdades, promover a aprendizagem e possibilitar o desenvolvimento integral dos estudantes. Também reforçam a rede de formação continuada o Grupo Gestor Formador (com plano de ações de melhorias de Políticas Públicas Educacionais, visando planejamento, qualidade no ensino e comunicação efetiva), Singularidades e Mathema.

No final de abril, São Vicente foi uma das oito cidades elencadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) pelos avanços conquistados, celebrando os resultados alcançados por meio do Crescer com Proteção.

 
Merenda - Cozinhas mais bem equipadas e merenda de qualidade também são marcas da atual gestão. Para atender à demanda, os números são gigantescos, com fornecimento mensal de 40 toneladas de carne, 15 de arroz, 5 de feijão carioca, 1,5 de feijão preto, 5 de macarrão, 8 de molho, além de 24 toneladas de frutas e legumes.

Transporte escolar - Por meio do Departamento de Transporte Escolar, e em consonância com a Constituição Federal, a Seduc atende aproximadamente 500 crianças residentes nas Área Rural, Área Continental e Região Insular da Cidade, no intuito de facilitar e promover cada vez mais o acesso à Educação. 


Trata-se de um transporte de qualidade, com uma frota composta por 32 veículos, entre próprios e terceirizados. Quatro dos veículos são ônibus, modelo 2021, e possuem capacidade para transportar 59 passageiros. Além disso, todos os veículos possuem acessibilidade, com elevadores ou rampas.


Mais um ônibus - Em junho, o governo do Estado confirmou a entrega de mais um ônibus escolar ao Município. O veículo de 44 lugares é adaptado para atender pessoas com mobilidade reduzida. A secretária de Educação, Nivea Marsili, destacou que “estamos trocando a frota e esses veículos novos que o governo do Estado tem trazido garantem um transporte de qualidade para atender crianças com deficiência, alunos da zona rural e realizar o Turismo Pedagógico. Trata-se de devolver a dignidade para as nossas crianças”.

Integra - O Programa IntegraSV foi disciplinado em 2022, com base na Lei nº 3579-A/2017 e regulamentada pelo Decreto 5580-A de 22 de junho de 2021. No decorrer do ano foram atendidos mais de 5 mil alunos, em jornada de 7 horas com foco no reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática, por meio de oficinas. As atividades desenvolvidas são norteadas pela Base Municipal Curricular de São Vicente e incluem alfabetização e letramento, produção textual, números e operações, gamificação, resolução de problemas, teatro e jogos de tabuleiro. Cada unidade escolar oferece no mínimo três oficinas em campos de saber diversos, possibilitando o desenvolvimento das habilidades e competências. 

Gincana Sustentável - Realizada pela primeira vez na Rede Básica de Ensino, a Gincana Sustentável promoveu a conscientização dos estudantes acerca da destinação de materiais reutilizáveis. Além da premiação das escolas com maior arrecadação de tampinhas e lacres, foi promovido um concurso, em que alunos de 6º a 9º ano da rede municipal de ensino criaram personagens com base na tartaruga-verde, espécie em risco de extinção. 


Educação em números - São Vicente conta com 53 creches, 61 escolas e dois Centros de Educação de Jovens e Adultos, totalizando 1.672 professores, além de 282 profissionais na equipe pedagógica, entre diretores, coordenadores e assistentes de direção.
 


Por - Renato Pirauá

 


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite