Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
30/12/2022
Professoras de São Vicente compartilham práticas educativas de sucesso em livro
Professoras da rede municipal de São Vicente participaram de um projeto que rendeu o livro “Saberes Reflexivos Educacionais - Frente a Velhos e Novos Desafios” (Edições Livro Alternativo, 98 páginas, 2022). Trata-se de uma coletânea de artigos científicos voltados ao ensino de qualidade. Entre as co-autoras estão as professoras de São Vicente Carolina Bruno Duran (organizadora do livro junto com Cláudia Regina Mistreli), Marli Aparecida Rosa, Patrícia Helena Chocobar e Tathiane da Silva Santos.

Representando o grupo, a supervisora de ensino da Secretaria de Educação, Marli Rosa, entregou na tarde de quarta-feira (29) um exemplar ao prefeito Kayo Amado, que enalteceu a importância da troca de experiências para atingir a excelência em sala de aula.

“Cada professora participou desse projeto com foco em um eixo da educação”, detalhou Marli, explicando que embora o teor seja acadêmico, representa a aplicação na prática docente. Há 16 anos no quadro da rede municipal, a co-autora tem formação em Letras, Pedagogia, pós-graduação em Literatura e Língua Portuguesa e mestrado em Educação.

Também presente na visita ao prefeito, a secretária adjunta de Educação, Denise Barbosa, enalteceu a iniciativa. “É importante a troca de informações para práticas bem sucedidas, onde todos ganham na questão pedagógica”.

No total, dez textos compõem a obra:

- A importância da leitura no anos iniciais do Ensino Fundamental (Carolina Bruno Duran);

- A afetividade no processo de aprendizagem nos cursos EAD (Caroline Saback Muniz);

- Transposição didática na alfabetização e letramento  (Cláudia Regina Mistreli);

- O ensino de artes sob a perspectiva freireana: elementos para um educação libertadora (Danielle Rocha Medeiros Scalon);

- Qualidade de vida na escola - equipe, família e escola (Juliana Bezerra dos Santos);

- Implicações na formação inicial do professor (Marli Aparecida Rosa);

- Formação continuada e o tabagismo no Timor-Leste (Patrícia Helena Chocobar);

- Reflexões sobre curso de técnico em logística (Renata de Paula Oliveira);

- A utilização da lenda do saci-pererê no ensino fundamental (Tathiane da Silva Santos);

- Educação bilíngue para estudantes com surdez na escola regular: um desafio possível (Tatiana Milanez).

Por - Renato Pirauá