Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
04/01/2023
Com início neste sábado (7), projeto Anjos da Guarda visa localizar crianças perdidas
O papel de um agente de segurança vai muito além do combate à criminalidade. É se fazer presente, auxiliando o cidadão quando necessário. Pensando nisso, a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) inicia neste sábado (7) o projeto 'Anjos da Guarda', visando localizar crianças perdidas na praia e devolvê-las aos familiares.

Além das ocorrências diárias atendidas ao longo da temporada, devido ao maior fluxo de pessoas neste período, até o final de fevereiro, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, profissionais serão mobilizados na Praia do Itararé, exclusivamente para demandas relacionadas à perda de menores.

Para isso, haverá pulseiras de identificação para as crianças, que deverão ser preenchidas com as seguintes informações: nome da criança e do responsável e telefone para contato. A equipe da GCM estará situada nas proximidades da faixa de areia, na altura do Teleférico.

O prefeito Kayo Amado destacou o potencial turístico que São Vicente possui, e salientou que a ação trará mais segurança ao público. "São Vicente, por ser a Primeira Cidade do Brasil e rica em belezas naturais, é destino procurado por muitas famílias, principalmente no verão. A criançada quer brincar, porém, a família se preocupa, claro. Com essa iniciativa, certamente os frequentadores da praia terão mais tranquilidade para curtirem suas folgas, pois sabem que alguém está zelando pelos pequenos. Mais uma bela ação da GCM".

O comandante da Guarda em São Vicente, Rubens Goes, ressaltou o papel do agente de segurança no dia a dia da população. "Temos um grande compromisso com a sociedade. É uma demanda que requer atenção especial. Devido à quantidade alta de turistas que frequentam a praia do Município neste período, familiares podem acabar perdendo as crianças de vista. Estamos aqui para ajudar o cidadão. É necessário que haja profissionais focados especificamente em ocorrências dessa natuteza".

Em 2022, a GCM ajudou diversas famílias a encontrarem crianças que estavam perdidas.

É importante ressaltar que os agentes seguem atentos, realizando patrulhamentos constantes pela praia e demais pontos do Município ao longo da semana.

Por Guilherme Sibilio