Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
16/01/2023
Pré-lançamento do Plano São Vicente dos 500 anos será na terça-feira (17)
A Prefeitura de São Vicente dá mais um passo importante no planejamento para os 500 anos da Primeira Cidade do Brasil. Na próxima terça-feira (17), às 14h30, será realizada a cerimônia de pré-lançamento do 'Plano São Vicente dos 500 anos', no Baía de São Vicente Iate Clube (Av. Tupiniquins, 1.000 - Japuí).

Diante da aproximação do 5° Centenário da Cidade, a Prefeitura de São Vicente tem reunido esforços para a construção de um plano que vislumbre o desenvolvimento de médio prazo do Município: o Plano São Vicente dos 500 anos, a ser construído entre poder público e sociedade civil.

Com o apoio do Movimento Brasil Competitivo e empresários da região, a elaboração do plano terá início em fevereiro, e será apresentado em janeiro de 2024, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Governança (Seplag) junto às equipes do Movimento Brasil Competivivo e Macroplan, empresa com experiência de mais de 30 anos em cenários prospectivos.

O Plano São Vicente dos 500 anos prevê a elaboração de projetos estratégicos para São Vicente, visando a indução de suas potencialidades e vocações, e o fortalecimento das áreas de turismo, comércio, meio ambiente e desenvolvimento urbano, de maneira sustentável e moderna, permitindo que alcançar a melhoria dos indicadores socieconômicos do Município.

Governança multi-institucional - Uma metodologia inovadora para São Vicente, inspirada em cases de sucesso de outros municípios, como Niterói e Londrina, que contará com participação do segmento produtivo da região, bem como academia e sociedade civil.

Movimento Brasil Competitivo - MBC - É uma organização da sociedade civil, apartidária, que aproxima os setores público e privado, investindo e fomentando a cultura de governança, a gestão de excelência e o aumento da capacidade de investimento do Estado.

Ao longo de 21 anos, o MBC investiu R$ 500 milhões em 85 projetos em mais de 50 governos estaduais, prefeituras, ministérios, autarquias, poderes Legislativo e Judiciário. Além disso, o MBC tem atuado de forma decisiva em ações fundamentais para manter o Brasil entre as maiores economias do mundo.

O Plano São Vicente dos 500 anos conta com o patrocínio do Grupo Mendes, Consigaz, MacTerra e TKM Engenharia e Construções, tem como apoiadores institucionais o Centro Cultural Português, Lide Litoral Paulista, Baía de São Vicente Iate Clube, e media partner a Record TV Litoral.

Empresários que se interessem em participar junto ao desenvolvimento da cidade ainda podem manifestar interesse através do e-mail seplan.saovicente@gmail.com.