Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
19/01/2023
NOTÍCIAS
Comunicação via rádio da GCM resulta na captura de procurado pela justiça
Adquiridos recentemente pela Prefeitura de São Vicente, os radiocomunicadores entregues à Guarda Civil Municipal (GCM) já se tornaram peça fundamental no trabalho dos agentes. Na tarde de terça-feira (17), por volta das 15h30, com ajuda do equipamento, os profissionais encaminharam dois menores de idade em atitude suspeita ao 1° Distrito Policial (DP), sendo um deles procurado pela justiça. 
 
Com rondas intensificadas durante a 'Operação Verão', a Ronda Bike, da GCM, realizava patrulhamento preventivo pela Linha Amarela, bairro Vila Valença, quando se deparou com os indivíduos cometendo infrações administrativas em suas bicicletas. 
 
Prevendo a abordagem, os menores se evadiram a pé, abandonando os dois transportes, que foram apreendidos pelos agentes e encaminhados ao pátio municipal, devido às irregularidades.
 
Pouco tempo depois, ainda em patrulhamento, a equipe avistou-os novamente, desta vez, com outras duas bicicletas. Ao perceber a presença da GCM, os jovens tentaram fugir novamente. Imediatamente, os profissionais em patrulhamento solicitaram apoio às demais equipes via rádio. 
 
Os agentes mantiveram contato e, em virtude da troca de informações, uma das equipes conseguiu localizar a dupla no trecho que divide a Rua Frei Gaspar e a Praia do Gonzaguinha. Durante a abordagem, foi constatado mandado de busca e apreensão em desfavor de um deles. 
 
Eles ainda informaram que as bicicletas pertenciam a dois amigos, porém não detalharam quem são estes amigos. Além disso, o outro jovem portava uma corrente a qual não soube indicar a origem.
 
Diante dos fatos, a equipe encaminhou o procurado pela justiça e o suspeito às autoridades policiais. 
 
Radiocomunicadores - Os aparelhos possuem sistema de geolocalização e diversos mecanismos para qualificar o trabalho das forças de defesa e segurança. Os aparelhos possibilitam um trabalho conjunto e, consequentemente, mais agilidade no atendimento às ocorrências. 
 
Soma-se a aquisição dos radiocomunicadores outras diversas entregas que vêm contemplando a área da segurança na Cidade. Em setembro do ano passado, a Prefeitura inaugurou o primeiro Centro de Controle Operacional (CCO) da história de São Vicente, espaço que integra profissionais da GCM, Polícia Militar e Trânsito, assegurando a fiscalização de pontos estratégicos por meio dos 30 totens de monitoramento que totalizam 180 câmeras. 
 
Vale lembrar que a segurança pública é de responsabilidade do Estado, com apoio da municipalidade. A atual gestão tem se empenhado em dar suporte ao Governo de São Paulo e zelar pela vida dos vicentinos. Desde 2021, a Prefeitura já entregou dez novas viaturas à corporação, reforçou o efetivo com 31 novos agentes em 2022 e adquiriu coletes balísticos que auxiliarão a Guarda no combate à criminalidade, tendo em vista que os agentes têm passado por capacitação para o porte institucional de arma de fogo.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite