Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
21/01/2023
São Vicente anuncia construção de Complexo Materno Infantil neste sábado (21)
Em um momento histórico, a Prefeitura de São Vicente oficializou neste sábado (21), véspera do aniversário de 491 anos do Município, o início da construção de um Complexo Materno Infantil, algo inédito na Cidade.

O anúncio foi feito durante o evento ‘Avenida da Família’, série de atrações especiais que contou com atividades esportivas, oficinas, presença de super-heróis e muita diversão, das 9h às 13h. A Pedra Fundamental foi descerrada por volta das 11h30.

Estimada em R$ 56 milhões, a obra não compromete os cofres públicos, visto que será custeada pela Fundação Lusíada, vencedora do processo licitatório. Como contrapartida, a unidade será oferecida como campo de estágio aos alunos da instituição. A construção da nova unidade deve ser concluída em até 18 meses.

Situado na Avenida Capitão Mor-Aguiar, 631 - Parque Bitaru, o Complexo terá cinco andares e mais de 7 mil metros quadrados, e contará com mais de 90 leitos.

“É um presente para os mais de 370 mil vicentinos que aqui habitam. Assumimos em meio à pandemia, com setores sucateados e serviços paralisados. Após meses de estudo e negociações, temos orgulho em afirmar que esse projeto sairá do papel e, com o apoio da Fundação Lusíada, sem nenhum custo ao Município. Não resolvemos todos os problemas da noite para o dia, mas com muita dedicação esse projeto sai do papel e o Complexo Materno Infantil municipal passa a se tornar realidade em São Vicente. Para que as novas gerações de vicentinos possam nascer aqui na nossa terra com conforto, carinho e segurança, assim como as mamães, que não precisarão mais sair de São Vicente para terem seus bebês”, ressalta o prefeito Kayo Amado.

Relembrando as dificuldades encontradas no início da administração, emocionada, a secretária de Saúde, Michelle Santos, salientou que este é mais um passo fundamental para a reestruturação no sistema de saúde da Cidade. “Assim que assumimos, realizamos análises minuciosas de toda a rede, traçando um verdadeiro raio-x da Saúde no Município. Com os problemas detectados, diversas ações foram colocadas em prática, a começar pelo equilíbrio das contas. Já entregamos a primeira fase do Hospital do Vicentino e, agora, avançamos mais alguns degraus com essa novidade. Um marco histórico. Vamos juntos fazer uma nova história na saúde da mulher e da criança no Município”.

Nascido em São Vicente, o presidente da Fundação Lusíada, também não escondeu a emoção em reafirmar essa parceria entre a Prefeitura e a instituição. “Nossa finalidade é fazer o bem. Com essa maternidade, certamente reduziremos a mortalidade infantil, oferecendo conforto e estrutura às mamães. Esse é o maior presente de aniversário que podemos dar a São Vicente”.

Programa Nova Saúde São Vicente - A construção do novo Complexo simboliza mais um avanço do Programa Nova Saúde São Vicente, que visa reestruturar o atendimento público da saúde municipal.

A população pôde começar a vivenciar essa mudança de cenário com a entrega da primeira fase do Hospital do Vicentino, realizada em junho de 2022. Para a unidade foram transferidos os pacientes em ala de internação que estavam no Crei, assim como a realização de cirurgias. O Crei atualmente atende apenas casos de urgência e emergência, até ser demolido, outro projeto que está prestes a se tornar realidade.

No lugar do Crei será construída uma nova Unidade de Pronto Atendimento Central. Enquanto isso, de forma temporária, os casos de urgência e emergência serão atendidos no Centro Martim Afonso, na Linha Amarela.

Por Guilherme Sibilio