Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
25/01/2023
NOTÍCIAS
Arqueólogo da Universidade Federal de Pernambuco realiza vistoria em patrimônios históricos
Na terça-feira (24), o arqueólogo e coordenador do Laboratório de Arqueologia do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco, Marcos Albuquerque, visitou São Vicente para realizar uma ação de levantamento de campo no sítio arqueológico do Porto das Naus, e também para conhecer os demais pontos históricos do Município.
 
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Universidade Católica de Santos (UniSantos).
 
“São Vicente é uma mina de informação, não apenas para a história daqui, de São Paulo ou do Brasil. É para o mundo”, ressaltou o arqueólogo. 
 
Durante a manhã, Marcos foi com a esposa e geóloga, Veleda Albuquerque, para uma análise do local juntamente com a equipe da Sedetur. O arqueólogo está certo de que o Porto das Naus era um antigo trapiche alfandegário: “tudo indica que seja ali”, comentou. 
 
Na parte da tarde, eles foram visitar a Casa Martim Afonso para realizarem a vistoria. O pernambucano acredita que há muito ainda pode ser descoberto no local e na Cidade, “São Vicente é um manancial. Tenho certeza que é possível recuperar grande parte da história do Brasil aqui”. 
 
Albuquerque também elogiou o trabalho que a Prefeitura realiza. “O trabalho que essa gestão está fazendo é fantástico. É preciso ir para frente com esse projeto e fazer algo grande”. 
 
O convite para Marcos Albuquerque vir para a Cidade realizar o levantamento de campo veio por meio do professor Doutor Cesar Bargo Perez, que é Coordenador da Assessoria de Relações Institucionais da Universidade Católica de Santos, que está acompanhando a parceria entre a Sedetur e a UniSantos. 
 
“O Marcos está verificando áreas de interesse para a Sedetur, e depois iremos propor ideias e soluções para captação de verbas para o desenvolvimento dos projetos”, destacou o coordenador. 
 
O secretário interino da Sedetur, Bruno Santos de Medeiros, está entusiasmado com o projeto em andamento. “Agora estamos fazendo um processo de compreensão e de datação, um estudo sério e científico desses espaços e das possibilidades para entendermos o que podemos fazer. Aqui tem muita história, muito do Brasil. São Vicente é a semente da nacionalidade”.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite