Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
06/02/2023
Entrega de kit escolar encanta pais e alunos no retorno às aulas da rede municipal

Entregas, alegria e socialização marcaram o primeiro dia de aula da rede municipal de São Vicente no ano letivo de 2023. Nesta segunda-feira (6), os profissionais da Secretaria de Educação (Seduc) deram boas-vindas aos pequenos e seus pais.

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos receberam das mãos dos professores, do prefeito Kayo Amado e da secretária de Educação, Nivea Marsili, o tão esperado kit com material escolar, contendo mochila, caderno, lápis, régua, borracha, agenda, lápis de cor, tesoura, entre outros itens.

“Agora isso é realidade em São Vicente. Até outro dia, nossas crianças dependiam da compra de material, porque não havia entrega. Ficou no passado”, declarou o prefeito Kayo Amado.

A secretária Nivea Marsili ressaltou que a educação é a principal ferramenta para transformar a sociedade a longo prazo. “É pela educação que a gente muda o mundo. Não tem outra solução. É proporcionando ensino de qualidade a todos, especialmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Equipar o profissional também é essencial, pois qualifica o trabalho do professor e, consequentemente, reflete no aprendizado da criança".

Conquistas - Para março, está programada a entrega do uniforme completo para os alunos da rede municipal. Com confecção já em andamento, trata-se de mais um marco na virada de chave promovida pela Secretaria de Educação (Seduc) no setor. Esta será a primeira vez na história de São Vicente que as crianças receberão o conjunto completo, composto por camiseta, bermuda, short-saia, calça, casaco, meias e tênis, além de mochila. De maneira inédita, todos esses itens passam a se tornar realidade na vida dos mais de 39 mil estudantes matriculados nas escolas municipais.

Em 2022, também pela primeira vez a rede municipal foi contemplada com a entrega dos kits escolares, notebooks a todos os docentes e equipamentos multimídia. Para as aulas de educação física e diversão da criançada, ainda foram entregues kits esportivos, brinquedos pedagógicos e parquinhos de recreação, com balanços, escorregadores, gangorras, cestas de basquete, redes de vôlei e traves de gol-caixote, tudo para atender às diferentes faixas etárias.

Dando sequência a este projeto que visa reformular o sistema educacional da Cidade, neste ano a Prefeitura reinaugura oito escolas. Vale lembrar que, em 2022, diversas unidades passaram por reforma, como a EMEF CAIC Ayrton Senna.

Nova iniciativa da Prefeitura, os Ambientes Municipais de Ensino Integral (AMEI's) também passam a integrar o âmbito educacional de São Vicente, oferecendo ensino em tempo integral. A primeira AMEI entregue é a Rei Pelé, com inaugurada no final de janeiro, homenageando o Atleta do Século.

Calendário - O calendário escolar deste ano está definido. No Ensino regular, as aulas seguem até 22 de dezembro, totalizando 201 dias letivos, com recesso de 10 a 21 de julho. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o primeiro semestre segue até 4 de julho, enquanto o segundo semestre encerra-se em 22 de dezembro.

Educação em números - São Vicente inicia o ano letivo com 39.808 alunos matriculados na rede municipal, que conta com 50 creches, 62 escolas, dois Centros de Educação de Jovens e Adultos, dois projetos semi profissionalizantes e dois NUMAA’s, totalizando 1.672 professores, além de 282 profissionais na equipe pedagógica, entre diretores, coordenadores e assistentes de direção.

Texto - Guilherme Sibilio
Fotos - Leo Huber