Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
15/02/2023
Reforma da Ponte Pênsil avança e tráfego é normalizado após conclusão de etapa
O Departamento de Estrada e Rodagem (DER) concluiu mais uma etapa na reforma da Ponte Pênsil, consistindo na recuperação dos cabos de sustentação com a nova pintura de proteção anticorrosiva da estrutura.

Com o avanço da obra, não será mais necessária a interdição do fluxo de trânsito às noites e madrugadas semanais. Os serviços agora seguem com a recuperação das estruturas metálicas. O bloqueio do tráfego será novamente necessário apenas no processo de substituição do piso de madeira e dos gradis metálicos.

Vale ressaltar que a ponte ficou sete anos sem reforma.  Após solicitações da Administração Municipal, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo anunciou, em outubro de 2022, a obra orçada em R$ 5,2 milhões, executada pela Concrejato, empresa contratada pelo DER.

O prazo para conclusão dos serviços é para maio deste ano.

Tráfego - Os serviços executados momentaneamente não exigem interdição no fluxo de trânsito. Novas informações sobre possíveis bloqueios necessários serão divulgadas pela Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom).

História - A Ponte Pênsil foi registrada como patrimônio histórico do Estado de São Paulo em 30 de abril de 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

A estrutura foi proposta em 1910 pela Comissão de Saneamento de Santos, liderada por Francisco Saturnino de Brito, para dar suporte a um duto de esgoto de Santos e São Vicente até o Oceano Atlântico, sendo inaugurada em maio de 1914 pelo ex-prefeito Washington Luís.

Sua primeira e última grande reforma, com foco na troca de seus 16 cabos de sustentação,  aconteceu em 2013, mas a obra sofreu atrasos e foi entregue dois anos depois, em 2015.