Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
06/03/2023
Projeto Acolhe Mãe entrega enxovais para três gestantes

O Programa Acolhe Mãe, do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV), realizou a entrega de mais três enxovais. O encontro foi marcado por uma roda de conversa, onde as gestantes falaram sobre a experiência de passar pelos plantões psicológicos.

Yanka de Lima Santos Furquim, de 21 anos, foi uma das gestantes que recebeu o enxoval. Ela está grávida de gêmeos univitelinos e já escolheu os nomes, Heitor Miguel e Gael Luca. “Eu não tenho do que reclamar. Em todas as consultas a doutora me acolheu, me escutou e me acalmou. Esse projeto é muito bom. Quando minha cunhada me contou eu não acreditei que pudesse me ajudar, mas ajudou muito. Eu só tenho que agradecer”.

Outra futura mamãe que também foi atendida foi a Tainara Caroline Silva Nascimento, de 31 anos. “Na minha primeira gestação eu precisei muito de um acolhimento psicológico e eu não tive, então essas sessões foram maravilhosas. Eu aprendi muita coisa nas sessões, como o plano de parto. No meu primeiro filho eu não tinha um plano de parto, e aconteceram coisas que eu não queria. Hoje eu entendo que eu não deveria ter passado por aquilo”.

O Acolhe Mãe é direcionado para gestantes que fazem acompanhamento pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e que se enquadrem em médio e alto risco. Ao final da sequência de atendimentos, as mães recebem um enxoval para o bebê.

“A mãe é taxada como se tivesse resposta para tudo, como se ela soubesse de tudo e às vezes ela não sabe. A mãe também tem medo, também tem dúvidas, mas socialmente essas dúvidas e esses medos não são muito bem aceitos. A gente sabe que quando as mulheres ficam gestantes é um novo mundo que se abre para elas. São os hormônios à flor da pele, as emoções, e nem sempre ela tem alguém para compartilhar esses sentimentos. O Acolhe é um lugar de escuta para elas serem acolhidas sem nenhum tipo de julgamento”, ressaltou a presidente do Fundo Social, Thaynã Amado.

Os enxovais são feitos através das arrecadações do FSS-SV, que podem ser roupinhas, pomadas, lenços umedecidos, entre outros itens. Os interessados podem levar suas doações para os pontos de coleta:

- Fundo Social de Solidariedade - Rua Benedito Calixto, 205 - Centro.

- Prefeitura de São Vicente (Paço Municipal) Rua Frei Gaspar, 384 - Centro.

- Subsede do Fundo Social - Av. Dep. Ulisses Guimarães, 181 - Jardim Rio Branco

Por Vitória Oliveira