Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de maio de 2024.
06/03/2023
NOTÍCIAS
Paciente com princípio de infarto é salva no PS do Rio Branco
O valor de uma vida é incalculável. Agora, os 150 mil moradores da Área Continental de São Vicente podem ser cuidados em mais uma unidade de urgência e emergência bem estruturada na região. No dia 24 de fevereiro o Município deu mais um passo rumo à reformulação do sistema de saúde público com atendimento mais digno e humanizado: a inauguração do novo Pronto-Socorro do Rio Branco, localizado na Avenida Ulisses Guimarães. 
 
A cerimônia de entrega, a faixa sendo cortada, o discurso de abertura. Tudo isso representa um marco para a Cidade. Porém, na verdade, tratam-se apenas de gestos singelos que simbolizam o verdadeiro propósito de um novo pronto-socorro: o salvamento de vidas.
 
No último domingo (26) um caso trouxe a percepção aos moradores da Área Continental de que o sistema público de saúde em São Vicente está de fato mudando. Maria Rosa Martins Rodrigues, de 44 anos, foi salva dentro do PS do Rio Branco após ter tido um princípio de infarto.
 
Ela estava em um estabelecimento comemorando o aniversário do marido em família. Tudo ocorria bem, quando, de repente, Maria Rosa começou a sentir fortes dores. “Ultimamente eu vinha tendo crises de ansiedade sequencialmente, mas não estava me importando muito. Elas vinham e passavam”, conta.
 
Porém, naquele dia o sentimento era diferente. Segundo ela, o sintoma era de falta de ar e fortes dores no peito que irradiavam para as costas, na altura do seio.
 
O incômodo era intenso e ela desmaiou. A família acionou a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que, rapidamente, se dirigiu ao local para efetuar os primeiros socorros.  
 
A moradora do Parque das Bandeiras, então, foi levada à unidade de emergência por volta das 22h. Em consulta médica, ela foi encaminhada para um eletrocardiograma. “Ali começou a agonia. Quando a doutora teve acesso aos exames, disse que meu coração estava sofrendo, pois havia tido um princípio de infarto”, relembra. 
 
Ela foi medicada e permaneceu no local até às 5h em observação. A pressão foi estabilizada e ela teve alta. A paciente enalteceu o trabalho dos profissionais da unidade. “A equipe que me atendeu foi maravilhosa. Principalmente o auxiliar de enfermagem chamado Rodolpho. Maravilhoso o atendimento dele. Deixo meu muito obrigada a ele”.
 
Embora a experiência tenha sido acarretada por um grave problema de saúde, Maria Rosa considera que poderá inspirar outras pessoas a acreditarem em uma transformação da Saúde em São Vicente. “Eu testemunhei. Tive medo, porém, felizmente, graças a uma equipe maravilhosa e ao olhar que o prefeito tem pelas pessoas, fui salva. Nos acostumamos, nos últimos tempos, a não ter esperança. Mas isso está mudando”, salienta.
 
Por fim, ela recordou os momentos de tensão vividos na noite de domingo, e comemorou aliviada o fato de poder desfrutar de mais momentos ao lado da família graças ao procedimento bem adotado pela equipe médica. “Eu sinceramente achei que não estaria mais aqui. Que não poderia mais abraçar meu filho. No entanto, minha vida foi colocada nas mãos de anjos que me salvaram e me permitiram estar aqui hoje para poder compartilhar essa história com as pessoas”.
 
O prefeito Kayo Amado relembrou algumas dificuldades herdades no passado e ressaltou os novos pontos fundamentais com a chegada do PS do Rio Branco. “A população da Área Continental sofreu por muitos anos. É doído presenciar o desespero de uma mamãe que não tinha pediatra para atender seu filho. Mas agora tem não só pediatra, mas, também, dentista e ortopedista. Tudo isso 24h. É uma nova fase para o setor da Saúde de São Vicente”.
 
O prefeito também vibrou com a ocorrência bem sucedida que salvou Maria Rosa. “Foi para isso que inauguramos o pronto-socorro. O propósito é salvar vidas. Não vamos desistir até fazer com que uma saúde de qualidade chegue na porta de cada um dos 370 mil vicentinos”. 
 
A secretária de Saúde, Michelle Santos, enalteceu o trabalho de cada um dos responsáveis por fazer com que o PS se tornasse uma realidade. “Cada pedacinho desse espaço foi montado e organizado com muito amor. Aqui tem a dedicação de uma equipe inteira que não mediu esforços e trabalhou incansavelmente para que a população tivesse um equipamento completo, digno de orgulho”.
 
Por Guilherme Sibilio

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite