Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
08/03/2023
Primeiras cirurgias no Hospital do Vicentino são realizadas por equipe feminina no Dia Internacional da Mulher
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8) e estrear o novo centro cirúrgico inaugurado na terça-feira (7), juntamente com a entrega da segunda fase do Hospital do Vicentino, a Secretaria da Saúde (SESAU) de São Vicente realizou as duas primeiras cirurgias da nova unidade, com o também novo aparelho de videolaparoscopia, inédito na Cidade. Os procedimentos foram realizados na manhã desta quarta-feira (8), em duas pacientes, e com equipe totalmente feminina.

As cirurgias foram acompanhados de perto pela secretária de Saúde, Michelle Santos, pela vice-prefeita, Sandra Conti, e pela primeira-dama, Thaynã Amado.

Vanessa Nush Linguanotti Zanetti, de 42 anos, casada, mãe de dois filhos, soube que precisava fazer uma colecistectomia (cirurgia de vesícula) quando passou em consulta médica na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Margarida. Ela fez o tratamento e hoje, emocionada, comemora o fim da espera de quase dois anos. “É uma vitória poder realizar essa cirurgia, principalmente porque é por vídeo, com recuperação mais rápida, e não tem aberturas. Consegui fazer a cirurgia aqui em São Vicente e gostei bastante do hospital, com tudo novinho. Estou muito orgulhosa porque vou ser operada por uma mulher e com a equipe toda de enfermagem feminina, no Dia da Mulher”.

A outra paciente que passou pela intervenção foi Roberta Adriana da Silva, 41 anos. A auxiliar de limpeza trabalha no Hospital do Vicentino e expressou sua alegria em fazer parte da primeira cirurgia. “Faz tempo que aguardo pela operação. Ultimamente, tenho dores frequentes e não é fácil quando estou em crise. Preciso tirar isso do meu corpo para trabalhar bem, me sentir melhor. Sou muito grata pelo privilégio de ser uma das primeiras pessoas operadas no hospital".

A médica Mirella Fukuda, cirurgiã geral e diretora técnica do Hospital do Vicentino, estava no comando da cirurgia e da equipe. A médica Tatiana Castelo Branco Lopes foi a anestesista das duas pacientes. Danielle Moyses, Maria José Bernardo da Silva e Maria Helena Mendes Honório foram as enfermeiras que acompanharam os procedimentos durante todo o tempo. As duas cirurgias duraram, ao todo, quase uma hora, desde o procedimento anestésico até o final da intervenção. As pacientes estão se recuperando bem nos novos quartos do hospital, e devem ter alta médica no final do dia.

“O aparelho de videolaparoscopia faz isso por nós. A paciente opera de manhã e vai embora no final da tarde. Vamos ter uma rotatividade de leitos grande porque vamos conseguir ajudar muito mais gente”, explica Mirella.

Sobre a intervenção ter sido realizada por uma equipe de mulheres, no Dia da Mulher, ela declara: “Foi especial! Foi muito bom porque nós, mulheres, somos mais educadas, organizadas, concentradas e comprometidas. As cirurgias foram concluídas com sucesso! Toda a equipe ficou muito motivada por ver tudo novo, num ambiente calmo e seguro”.

Para Michelle Santos, secretária de Saúde, o momento é de comemoração dupla. “Graças a muito trabalho e empenho, 2023 está sendo o ano de marcos históricos para a Cidade e principalmente para a população vicentina. A gestão conseguiu a aquisição deste aparelho de videolaparoscopia, que é revolucionário e totalmente tecnológico, para dar início a era das cirurgias no Hospital do Vicentino. Fico mais alegre ainda pelo dia em que as cirurgias foram realizadas. 8 de março é uma data extremamente especial para nós, mulheres, e estar ao lado de uma equipe de profissionais totalmente composta por mulheres é emocionante e esperançoso, pois mostra que estamos conquistando nosso espaço e que podemos fazer tudo o que quisermos. A mulher tem um olhar mais acolhedor e humanizado, então tenho certeza que as duas pacientes que foram contempladas com as cirurgias de vesícula estavam seguras e em boas mãos”, disse a secretária.

Para Danielle Moyses, enfermeira e diretora de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, que acompanhou a cirurgia, o sentimento é de felicidade e gratidão. “Sou suspeita em falar do Centro Cirúrgico porque é o grande amor da minha vida profissionalmente falando. E hoje, no Dia da Mulher, poder estrear a nova instalação no Hospital do Vicentino, e ter as duas pacientes que realizaram o procedimento em ótimo estado de saúde, é gratificante demais. Sou só emoção e gratidão!”, declara.

Sandra Conti, que neste Dia Internacional da Mulher ocupa o cargo de prefeita em exercício de São Vicente, e que tem uma longa caminhada na saúde da Cidade, não escondeu a emoção. "A data de hoje vai ficar marcada e é um claro sinal de que estamos no caminho certo. A estreia desse equipamento e do centro cirúrgico coroa todo o trabalho que tem sido feito para melhorar o atendimento em saúde em São Vicente e trazer dignidade para a vida das pessoas".

Thaynã Amado, primeira-dama e presidente do Fundo Social, também conversou com as pacientes e foi mais uma figura feminina neste momento especial. "Essa gestão está sendo marcada pelas ações em prol das mulheres e isso é muito bom. Estamos capacitando, acolhendo, auxiliando, educando e oferecendo atendimento em saúde de qualidade. A equipe da Saúde está de parabéns".

Cirurgia de vesícula (ou colecistectomia) -  É uma operação em que se remove a vesícula biliar. Na maior parte dos casos, a vesícula biliar é retirada por laparoscopia através de pequenos orifícios no abdômen, permitindo uma recuperação fácil e rápida do paciente.