Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
14/03/2023
Prefeito Kayo Amado é eleito vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, foi eleito para o cargo de vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e ficará responsável por defender os interesses dos municípios na temática de Segurança Pública. A escolha foi feita durante a 84ª Reunião Geral da FNP, que tem como objetivo debater os desafios das médias e grandes cidades.

"Ainda que a segurança pública seja dever dos governos estaduais, cada vez mais os municípios são provocados a agir na área, seja cobrando políticas públicas mais efetivas, solicitando mais policiais, ou investindo em melhorias para guardas e monitoramento urbano. Por isso, é fundamental que os municípios se organizem para que não tenham que pagar a conta sozinhos de novos investimentos. É necessário repactuar as competências para que os recursos também possam chegar aos municípios", declarou o prefeito de São Vicente.

Kayo assumiu posição de destaque desde o ano passado, no âmbito da segurança pública, quando inaugurou o primeiro Centro de Controle Operacional (CCO) da história de São Vicente, juntamente com a instalação de um sistema de monitoramento urbano com câmeras, totens blindados, botão do pânico e sinal sonoro.

Ainda em 2022, São Vicente sofreu uma onda de violência, ocasião em que o prefeito Kayo Amado mais uma vez teve protagonismo ao cobrar mais policiamento do Governo do Estado. O pedido surtiu efeito, já que cerca de 300 policiais desceram a serra para garantir a segurança de moradores e turistas, colocando fim à onda de crimes na Cidade.

Amado fez parte de comitivas internacionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que participaram de congressos de Cidades Inteligentes no México e em Barcelona, representando os interesses municipalistas.

Agenda em Brasília
Kayo Amado está na capital federal desde o dia 7 de março, com o objetivo de apresentar os projetos de São Vicente, buscar mais oportunidades de recursos e estreitar relações com o governo federal.
Amado se encontrou com diversos líderes, entre eles o secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e os deputados federais Paulo Alexandre Barbosa, Alberto Mourão, Rosana Valle, Marcos Pereira e Delegado Da Cunha.