Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
17/03/2023
2ª edição da Gincana Sustentável Solidária de 2023 ressalta a conscientização ambiental entre os alunos da rede municipal de SV
É brincando que se aprende e que recicla também. Assim foi a 2ª edição da Gincana Sustentável, que teve a cerimônia de abertura na manhã desta quinta-feira (16), no Lions Clube. O evento foi marcado pelas falas dos organizadores e parceiros do projeto "Escola Verde", que visa passar os valores da educação ambiental para os alunos e toda comunidade escolar, transformando a coleta de resíduos em aprendizagem lúdica e competição sadia.

A iniciativa promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS,  Nº12, e as metas globais de desenvolvimento sustentável,  estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em relação ao consumo e produção sustentáveis.

Entre as atividades implementadas estão a coleta seletiva, reciclagem e a logística reversa dos materiais. No final do ano, terão  premiações em quatro categorias diferentes para o maior número de arrecadações por escola, sala e aluno.

"Esse evento tem como objetivo conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e nós da Secretaria de Educação acreditamos que iniciando pelas crianças é a forma de multiplicar a informação em casa e futuramente ter um bom resultado na parte ambiental. As crianças e os pais aceitaram muito bem a gincana ano passado, e esse ano pretendemos atingir toda a rede municipal, ajudando as pessoas com a reversão das tampinhas em cadeiras de rodas ", comentou Egle Alves, supervisora responsável pela diretoria pedagógica.

Já a vice-prefeita Sandra Conti aproveitou a oportunidade para comentar a importância do evento e parabenizar a iniciativa. "Estamos em um momento delicado para o meio ambiente, e o que São Vicente está  realizando com a Gincana é o caminho certo para chegar no objetivo que temos em comum. Eu e o Prefeito Kayo Amado sempre rodamos a Cidade, tratando da zeladoria e percebemos que para os adultos é mais difícil de adquirir a consciência ambiental, então realmente o correto é começar pelos pequenos, que são nossos multiplicadores. Parabéns a todos que ajudaram nesse evento”

“A iniciativa é marco na educação vicentina, pois é um mapeamento nas diretrizes para educação ambiental, trazendo a comunidade e os pais para as ações. O descarte de resíduos sólidos é algo que merece atenção, principalmente aqui em São Vicente. A Gincana é mais que recolher e destinar os resíduos, é a conscientização das nossas crianças e assim obter um futuro melhor. A educação transforma as pessoas”, disse Felipe Voltarelli, coordenador de Controle Ambiental.

Impacto do Projeto

O projeto teve início no ano passado e arrecadou cerca de cinco toneladas de resíduos, que foram transformados em objetos para o uso da população, como cadeiras de rodas.

As atividades realizadas com os estudantes em sala de aula têm apoio de livros, gibis,  jogo de tabuleiro e uma plataforma que contêm diversas instruções de exercícios voltados à educação ambiental.

A educadora ambiental Ivanete Barbosa salientou a evolução dos estudantes com a prática do projeto. "É um impulso para as crianças saberem a importância da reciclagem. A iniciativa ajuda também a melhorar o desempenho delas em outras disciplinas. Espero que esse ano dobre o resultado do ano passado".

A Gincana Sustentável Solidária é fruto de uma parceria entre Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria do Meio Ambiente (Semam). O evento ainda conta com o auxílio de parceiros e apoiadores, como o Projeto Meio Ambiente nas Escolas, Projeto Ecoviver, Mundo Clean Reciclagem, Japuí Gestão de Resíduos, Pro Lata Reciclagem e o Núcleo de Cultura de Paz e Não Violência da Secretaria de Educação.

Por Cendy Domingues