Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
20/03/2023
São Vicente conquista prêmio de Experiência Exitosa no 36º Congresso de Secretários do Estado de São Paulo
Com muito trabalho, empenho e dedicação, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV) traz para a Primeira Cidade do Brasil a conquista do 12º Prêmio David Capistrano, anunciado na 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, com reconhecimento no 36º Congresso de Secretários do Estado de São Paulo, realizado entre os dias 15 e 17 de março, com o tema “35 anos do SUS: caminhos para equidade, universalidade e integralidade na conjuntura atual”.

O evento foi promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, “Dr. Sebastião de Moraes” (COSEMS/SP).

Entre 1.496 trabalhos apresentados, de 105 municípios, São Vicente se destacou com o projeto desenvolvido em uma das 26 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com o tema ‘Resgate da identidade: tempo-espaço à promoção da saúde na ESF Quarentenário/ Ponte Nova’.

O projeto exposto pela Sesau é realizado na ESF Quarentenário/Ponte Nova, na Área Continental, e busca gerar oportunidades de tempo-espaço para o cuidado à saúde, a partir de atividades coletivas envolvendo convivência e práticas corporais, a fim de melhorar as condições de vida da população e reafirmar a identidade da unidade.

As atividades que constituem o projeto são coletivas e abertas, realizadas quatro vezes por semana, com duração de uma hora. As ações são focadas em estimular a funcionalidade, saúde e expressão corporal. Também está incluído um momento para o estímulo do exercício da cidadania e de educação em saúde. Conforme as temáticas das campanhas mensais da pasta e das datas festivas anuais, são organizadas apresentações artísticas à comunidade.

O médico e incentivador do projeto, Yago de Oliveira Torres Pinto, explica que três vezes por semana são promovidos grupos de caminhada nas redondezas da ESF com a equipe da unidade. Uma vez por semana, com o apoio da fisioterapeuta Aline Bernardes Alves, integrante do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), são realizadas atividades com o intuito de articular e fortalecer as redes territoriais da região.

Outras ações são realizadas no projeto, como a horta comunitária e terapêutica, artesanato com pintura e crochê, aula de boxe, rodas de conversa com psicólogo,  passeios, teatro, alfabetização e escrita poética.

“Sou só mais um no meio deles, é tudo junto e misturado, inclusive nas reuniões, os pacientes participam e têm voz ativa. Então é algo bem conjunto, equipe, pacientes e comunidade. Os verdadeiros protagonistas são eles, pois é um projeto realizado por toda a equipe do Quarentenário/Ponte Nova. Me alegra muito fazer parte dessa rede, é um crescimento pessoal e profissional”, comenta o médico.

“Viabilizar e desenvolver o tempo-espaço para promoção de saúde em seus múltiplos contextos movimenta o território, suas possibilidades de existir e valorizar estas vidas, dando nome e características ao existente invisível e conhecimento ao que se tem por direito. Incentivar e compreender a importância das atividades coletivas na atenção básica possibilitam a recuperação da identidade de base do modelo de atenção de Estratégia de Saúde da Família, perdida pela pandemia da Covid-19 e pelo atual modo de financiamento, para além do adoecimento, recupera-se, então, o que de fato é a saúde”, enfatiza a fisioterapeuta da equipe do NASF, Aline Bernardes.

O grupo teve início em janeiro de 2022, atingindo gradualmente a adesão da população. A média anual de participantes é de 35 pessoas, composta, majoritariamente, por mulheres adultas e idosas, com condições crônicas de saúde.

Com o projeto, a Sesau conseguiu estabelecer o estreitamento de vínculos entre profissionais e usuários, além de estimular a responsabilização, autonomia, protagonismo e produção de cuidado.

Presente no Congresso, a secretária de Saúde, Michelle Santos, comemorou a notícia, agradecendo aos profissionais que atuam na unidade. “Que felicidade saber que, dentre os 645 municípios e centenas de trabalhos expostos, fomos escolhidos entre os melhores! É gratificante demais! Isso significa que estamos no caminho certo, lutando e tentando sempre fazer o melhor para os usuários das nossas unidades. Obrigada, equipe da ESF Quarentenário/Ponte Nova, vocês fazem a diferença! Me alegra muito todos os avanços que nossa Cidade está alcançando, principalmente com os profissionais médicos e técnicos vendo a mudança e se dedicando cada vez mais”.

Por Emerson Nascimento