Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
20/03/2023
Interessados em participar de eleição do Conselho Municipal de Juventude podem se inscrever até sexta-feira (25)

Pessoas interessadas em participar do processo eleitoral para compor o Conselho Municipal de Juventude de São Vicente (CMJSV) devem confirmar a inscrição até sexta-feira (25), preenchendo o cadastro no link https://linktr.ee/conselhossv

De acordo com a Secretaria Municipal de Governo (Segov), o mandato dos conselheiros terá a duração de dois anos, sem remuneração prevista, contados a partir de sua nomeação no Boletim Oficial do Município, tanto da sociedade civil, quanto dos indicados pelo Poder Público Executivo.

Entre as atribuições dos conselheiros, está auxiliar na elaboração de políticas públicas de juventude que promovam o amplo exercício dos direitos dos jovens estabelecidos no Estatuto da Juventude, Lei Federal no 12.852, de 5 de agosto de 2013 e suas eventuais atualizações legislativas; utilizar instrumentos de forma a buscar que o Estado garanta aos jovens o exercício dos seus direitos; colaborar com os órgãos da administração municipal no planejamento e implementação das políticas de juventude; estudar, analisar, elaborar, discutir e propor a celebração de instrumentos de cooperação, visando à elaboração de programas, projetos e ações voltadas para a juventude.

O preenchimento das dez vagas compreende representantes da sociedade civil, sendo um membro de movimento religioso; um de movimento estudantil; um representante de movimento cultural; um representante de movimento esportivo; um representante de movimento de diversidade sexual; um representante de entidade partidária; um representante de entidade de pessoas com deficiência; um representante de entidade de geração de trabalho e renda; um representante de movimento de promoção de igualdade racial; e um representante de movimento de direitos humanos e clubes de serviços.