Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
21/03/2023
NOTÍCIAS
Saúde realiza Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses
Com o objetivo de incentivar a população a eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti em suas residências e reforçar o alerta sobre as doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente adere, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), à Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses, realizada pela Secretaria de Saúde do Estado. A ação teve início na segunda (20) e será finalizada na sexta-feira (24).
 
Cerca de 100 agentes de combate às endemias estão fazendo vistorias, panfletagem, desratização, fiscalização em borracharias, teatro educacional em escolas e compartilhando orientações com os munícipes nestes cinco dias.  
 
Na segunda-feira (20), primeiro dia da realização da Semana de Prevenção, foram feitas orientações e panfletagem na Avenida Capitão Luiz Horneaux de Moura, no bairro Jardim Guassu, e orientações para os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Guassu, além de vistorias, explicações para os alunos da EMEIEF Duque de Caxias e desratização da Avenida Capitão Luiz Horneaux de Moura.
 
Já nesta terça (21), houve vistorias e fiscalização em borracharias e  imóveis do bairro Jardim Guassu, além de orientações para os pacientes da unidade da região. Os profissionais também compareceram na EMEI Anuar Frayha, no bairro Cidade Náutica, para realizar um teatro educacional para estudantes.
 
Para a secretária de Saúde, Michelle Santos, é extremamente importante que a população esteja junto e vigilante com os agentes de combate às endemias. “É necessário a conscientização dos munícipes para haja a colaboração e vigilância permanente, pois mesmo com o recente reforço de efetivo que recebemos, não é possível estar em todos os lugares da cidade. Outro ponto muito importante é que as pessoas permitam que os agentes realizem a vistoria em seus imóveis, pois os profissionais estão uniformizados e prontos para auxiliá-los". 
 
Em caso de dúvidas sobre a identificação do agente, a pessoa pode ligar na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), pelo telefone 0800 771 0037.
 
“A forma mais eficaz de combater a proliferação das doenças é interrompendo o ciclo de vida dos mosquitos através da redução de criadouros que acumulam água. Os agentes estão atuando de modo ininterrupto e em todos os imóveis da Cidade. Além das ações de orientação e controle mecânico, realizamos rotineiramente a fiscalização e o trabalho educativo, principalmente em unidades escolares, através de palestras e atividades práticas com alunos e professores. Desta forma buscamos, além da replicação do conhecimento, que a futura geração seja mais consciente”, enfatiza Daniel Lima, coordenador da UVZ.
 
Confira abaixo a programação completa com as ações, locais e horários dos próximos dias:
 
Quarta-feira (22), das 8h30 às 13h:
 
- Vistorias dos imóveis do bairro Jardim Guassu;
- Orientações para os usuários da UBS Jardim Guassu.
- Teatro na EMEI Anuar Frayha, no bairro Cidade Náutica, no período da tarde;
- Vistorias em ferros-velhos;
 
Quinta-feira (23), das 8h30 às 13h: 
 
- Orientações e panfletagem nos imóveis da Rua Frei Gaspar, no Centro;
- Estande na Praça Barão Rio Branco, no Centro;
- Desratização na Praça Barão Rio Branco, no Centro;
- Orientações e panfletagem nos imóveis da Avenida Quarentenário, no bairro Quarentenário;
- Orientação e panfletagem na UBS/ESF Vila Ponte Nova;
- Teatro na EMEI Mateo Bei II, no bairro Parque São Vicente.
- Orientações e panfletagem com os alunos em torno do E.E. Profª Maria Dulce Mendes, no bairro Parque São Vicente.
 
Sexta-feira (24), das 8h30 às 13h:
 
- Orientação e panfletagem, no bairro Centro;
- Estande na Praça Coronel Lopes;
- Desratização da Praça Coronel Lopes;
- Teatro na EMEI Carlos Caldeira, no bairro Samaritá.
 
Por Emerson Nascimento

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite