Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
21/03/2023
São Vicente lança o Programa 'Pra Cima', com capacitação e trabalho para pessoas desempregadas na Cidade
A Prefeitura de São Vicente lançou na manhã desta terça-feira (21), às 9h, na Praça da Biquinha, o Programa de Capacitação, Inserção no Mercado e Ações Comunitárias (Pra Cima), que consiste em um curso coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), de acordo com a Lei Complementar nº 1.077, de 11 de novembro de 2022, voltado aos desempregados que moram na Cidade, com idades acima de 18 anos.

O objetivo é proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda para os beneficiários atendidos, conforme disponibilidade orçamentária. Este programa visa colaborar com a realização de atividades de interesse da comunidade local, do Município ou de órgãos públicos integrantes da Administração Pública Municipal, direta ou indireta, sem vínculo de subordinação ou trabalhista, e sem prejuízo das atividades já realizadas por estas instituições.

“Durante esses últimos tempos, sofremos muito com dificuldades na área da zeladoria e trabalhamos intensamente buscando soluções. É um programa para, de fato, colocar essa Cidade ‘pra cima’. União entre Prefeitura e Câmara. Isso só é possível graças ao trabalho coletivo", ressaltou o prefeito Kayo Amado.

Ao todo, foram selecionados 216 bolsistas, que receberão auxílio até abril, no valor de R$ 1.302,00. Após abril, a bolsa sobe para R$ 1.320,00, além de cesta alimentação de R$ 100,00 por mês e vale transporte.

O bolsista deverá desenvolver as atividades dentro do horário estabelecido pela Administração Municipal, em dias de semana, sábados, domingos e/ou feriados, obedecida a carga horária semanal de 36 horas, pelo período de cinco dias por semana, atribuindo-se seis horas semanais para participação em curso de qualificação profissional, formação cidadã ou alfabetização.

O prefeito concluiu sua fala enaltecendo a importância dos novos trabalhadores para o desenvolvimento do Município e deu boas-vindas à equipe. “Uma cidade se constrói com pessoas. Vocês fazem parte disso. Se dispuseram a trabalhar pela melhoria dos espaços públicos, além de buscarem uma nova opção no mercado de trabalho. Todos vocês fazem parte de um time, que busca oferecer um ambiente melhor. Estamos juntos e vamos para cima".

O Programa de Capacitação, Inserção no Mercado e Ações Comunitárias (Pra Cima) é uma ação governamental de caráter assistencial, sendo assim, os critérios para seleção dos candidatos são, prioritariamente, o de atender a pessoas em situação de desemprego, sem renda por período estendido, que vivam em vulnerabilidade ou risco social ou que tiveram seus direitos violados.

A seleção e o curso do Programa ficaram sob responsabilidade do Instituto Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas (Adesaf) e o prazo da capacitação é de 12 meses, podendo ser prorrogada por 12 meses caso o bolsista continue desempregado.