Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
23/03/2023
São Vicente conquista primeira Cozinha Experimental da Baixada Santista

Iniciativa pioneira na Baixada Santista, São Vicente inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), no bairro Náutica 3, a cozinha experimental do projeto 'Cozinhalimento', do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) e o Fundo Social de Solidariedade (FSS), oferecendo aos munícipes capacitação voltada à área alimentar.

O espaço fica nas dependências da Unidade Educacional (UE) Vera Lúcia Machado Massis, e é equipado com eletrodomésticos e utensílios como geladeira, freezer, batedeira, liquidificador, multiprocessador, fogões e micro-ondas, além de formas, tigelas, facas e rolos de massa.

Durante a solenidade, o prefeito Kayo Amado agradeceu o empenho de todos os envolvidos para mais esta conquista. “É muito gostoso ter a oportunidade de entregar um equipamento que servirá como espaço de formação contínua e que também está ligado ao Desenvolvimento Social, dando a oportunidade de as pessoas empreenderem e buscarem uma nova profissão. Vamos continuar mais e mais abrindo espaços com este”.

A secretária de Educação, Nivea Marsili, salientou que “além da formação de cozinheiras e cozinheiros da rede municipal de ensino, a cozinha experimental também será destinada à capacitação de alunos da Educação de Jovens e Adultos, para uma EJA cada vez mais voltada ao empreendedorismo”. Nivea ainda ressaltou que a iniciativa mostra o conceito de educação pretendido pela Administração Municipal. “A escola também é um espaço para políticas públicas e programas sociais”.

Posteriormente, cursos também serão abertos para todos os munícipes interessados em participar de formações voltadas à manipulação e aproveitamento de alimentos, alimentação infantil, preparo de pães, bolos, salgados e biscoitos, entre outros.

Representando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a  coordenadora de Segurança Alimentar, Vanusa Teixeira, mostrou-se comovida. “É muito emocionante entregarmos a primeira cozinha experimental da Baixada Santista, das seis que disponibilizamos para a região. Quero parabenizar a Prefeitura pela parceria. Não há como fazer segurança alimentar e ações de combate à fome sem o envolvimento da comunidade, e o Cozinhalimento vem nesse sentido de atender famílias vulneráveis, principalmente para transformar a vida de pessoas que vão levar o nome de São Vicente para frente”.

Também estiveram presentes no evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Thaynã Amado; a secretária de Desenvolvimento Social, Helena Marcon;  entre demais autoridades.

O que é - A nova Cozinha Piloto Experimental tem o objetivo de incrementar a formação de agentes multiplicadores das boas ações de segurança alimentar, nutricional e economia doméstica, além de fornecer capacitação profissional para os responsáveis de alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa também fomenta a economia do Município, tendo em vista que os alunos em formação terão acesso à produção de diversos alimentos, gerando, consequentemente, possíveis novas fontes de renda.

Kits de cozinha - Além da instalação da Cozinha Experimental, a Seduc entregou 66 kits de utensílios de cozinha a todas as unidades escolares de ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA). A conquista amplia os mecanismos dos profissionais responsáveis pela alimentação dos alunos matriculados no Município.

Texto - Renato Pirauá

Fotos - Cynthia Rocha