Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
24/03/2023
NOTÍCIAS
Sesau encerra Março Lilás com o último mutirão da saúde da Mulher neste sábado (25)
Neste sábado (25),  mulheres e jovens de São Vicente que trabalham durante a semana e ainda não aproveitaram os mutirões realizados pela Secretaria da Saúde (Sesau), terão a oportunidade de realizar exames preventivos, vacinação contra HPV e cadastramento e aplicação do contraceptivo Implanon.
 
Para encerrar o Março Lilás, mês que se destaca a prevenção do câncer do colo do útero, a Sesau vai abrir seis unidades de saúde, das 8h às 13h, para realização desses procedimentos. Neste dia, em alusão ao mês de combate à tuberculose, também serão realizados testes bacilo de Koch (BK), para identificação da doença.  
 
O atendimento nas unidades vai beneficiar moradores das áreas Insular e Continental. Confira os endereços:
 
- UBS Central (Av. Antonio Emmerich, 509 - Vila Melo);
- UBS Catiapoã - (Rua Pérsio de Queiroz Filho,706 - Catiapoã);
- ESF Esplanada dos Barreiros (Av. Brasil s/n - Esplanada dos Barreiros);
- UBS/ESF Jardim Guassu (Rua Lagarto, 101 - Jardim Guassu)
- ESF Vila Ponte Nova (Rua Salvador, s/n - Jardim Irmã Dolores);
- ESF Humaitá (R. Maria Rocco, s/n - Humaitá);
 
Papanicolau - vai atender mulheres de 25 a 64 anos. Para colher o exame, a paciente não pode ter ingerido nenhuma medicação nas últimas 48 horas, não ter tido relação sexual ou ter feito o uso da ducha ginecológica. O exame serve para detectar alterações nas células do colo do útero.
 
Vacina HPV - Para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Tem o objetivo de diminuir o índice de câncer, em especial o do colo do útero, e prevenir, também, lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero, vulva e vagina, e verrugas genitais em mulheres e homens.
 
Implanon - Método contraceptivo subcutâneo, que tem duração de três anos e 99% de eficácia. Será disponibilizado para adolescentes de 15 a 17 anos, moradoras da Cidade que estudam em escolas das redes municipal ou estadual. É necessário apresentar comprovante de residência e escolar.  
 
Para a inserção do contraceptivo, as adolescentes vão participar, também, de aula explicativa, roda de conversa e oficina sobre métodos anticoncepcionais e importância da prevenção, não só da gravidez, mas, também, de doenças sexualmente transmissíveis. 
 
Em alusão ao mês de conscientização e combate à tuberculose, celebrado também em março, neste sábado (25), a UBS Central também estará coletando, das 8h às 13h, testes de bacilo koch (BK), para detectar a doença.
 
“Março está sendo um mês cheio de ações e atividades nas unidades de saúde da nossa Cidade. É extremamente importante levar conhecimento e conscientização para os munícipes sobre a gravidade dessas doenças, como o câncer de colo de útero, o HPV e a tuberculose. Sabemos da dificuldade e da correria durante a semana dessas pessoas, por isso, estamos colocando nossas equipes à disposição para proporcionar esse cuidado à saúde aos sábados. Mas, vale lembrar também que, de segunda a sexta-feira, até o final do mês, os exames e a vacinação estarão à disposição dos vicentinos”, destaca a secretária de saúde, Michelle Santos.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite