Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
24/03/2023
NOTÍCIAS
Mutirão ECOMAR recolhe mais de 63 quilos de materiais na praia Guamium, no Parque Bitaru
Da sala de aula para a ação de contribuir com o meio-ambiente. Essa foi a proposta de duas classes do 4º ano da Unidade Educacional Profª Raquel de Castro, com participação de 50 alunos, no projeto ECOMAR realizado na manhã desta sexta-feira (24), na praia Guamium, localizada na Rua Japão, no Parque Bitaru, em São Vicente.
 
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Flávia Ramacciotti, "o Projeto começou em junho de 2021, com mutirões que são frentes de conscientização e engajamento da população para a necessidade de preservação dos mares, rios, mangues, restingas".
 
A secretária revela que atualmente 80% do lixo do mar vêm do continente, por isso  ações como a do Ecomar têm esse objetivo. "A gente intensificou as ações de mutirão aos finais de semana, principalmente depois da pandemia, e estamos fazendo cada vez mais. O Projeto vai continuar porque é uma proposta da Semam, uma política pública já implementada. O Ecomar, além do poder público, quer atrair a população, sociedade, órgãos de outros poderes, para atender o objetivo que é uma obrigação e dever de todos!"
 
Antes do início da ação, com recolhimento de detritos na faixa de areia, os estudantes ficaram atentos aos ouvir a explicação da "sereia azul". Trata-se da bióloga Bruna Costa, que implementou, em 11 de outubro de 2022, o Projeto Salvem as Sereias. "É um projeto que traz a voz do oceano para quem não pode pedir socorro contra a poluição terrestre, lixo no mar e, principalmente, o lixo plástico descartável de uso único, que afeta microorganismos e macroorganismos".
 
Teodoro Manoel, 9 anos, é um dos que prestaram atenção às explicações da "sereia azul" e comentou sua participação pela primeira vez no evento."Estou achando muito legal porque ajuda a natureza. Aliás, eu quero ser biólogo, então estou facilitando o meu trabalho!".
 
Outra aluna era Maria Eduarda Mamede dos Santos, 8 anos, que também estava pela primeira vez na ação e disse que é "muito bom cuidar da natureza e dos mares".
 
Além dos alunos, a ação contou com o envolvimento de voluntários, entre eles estava a estudante do 3º semestre de gestão ambiental, Maria de Nazaré Cordeiro Pistorello, 63 anos. Moradora na Vila Margarida, a estudante estava ansiosa para iniciar o trabalho."Estou aqui pela primeira vez e a ação está bem organizada. Pretendo participar mais vezes. Eu escolhi a gestão ambiental porque sempre gostei da natureza"
 
Projeto - O secretário adjunto de Meio-Ambiente, Mario Bueno, afirmou que a pasta está executando o projeto ECOMAR com recursos vindos de um Ajustamento de Conduta que o Ministério Público (MP) repassou à SEMAM. "Sem custo para esse projeto, sendo que uma das frentes são esses mutirões, e estamos tentando a aproximação com as escolas e comunidade, para criar uma cultura de combate ao lixo no mar, para incorporar toda essa preocupação de ambiente tão rico para podermos manter nossas praias limpas."
 
Mário revela que em abril deste ano a SEMAM lançará um edital referente ao projeto do ECOMAR para as cooperativas realizarem serviços de coleta desse serviço. "Perspectivas são boas para esse projeto".
Para esse evento, o supermercado Fiel Barateiro doou frutas para serem distribuídas às crianças após a ação.
 
Carmen Doria

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite