Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
24/03/2023
Semana do Teatro leva atrações culturais à população vicentina a partir de domingo (26)
A Semana do Teatro em São Vicente contará com uma série de atrações reunindo cultura e arte, promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

A programação, que ocorre de domingo (26) a sexta-feira (31), busca introduzir a arte do teatro, com diversas apresentações e um workshop especial para a população vicentina celebrar o Dia Internacional do Teatro (e do Circo), comemorado em 27 de março.

Atividades serão realizadas em diversos pontos da Cidade. A abertura é no Espaço Multicultural (Praça 22 de janeiro - Centro), com o espetáculo 'Jantar com Daddy', contando a história de um homossexual que, após ficar viúvo, retorna sua vida social, embarcando, assim, em diversas aventuras.

Vale salientar que as atrações são abertas ao público e a entrada é gratuita.

Confira a programação completa:

26/06 (Domingo) - 19h: 'Jantar com Daddy' por Platão Capurro Filho
Classificação: Maiores de 18 anos
Sobre: O espetáculo conta a história de um homossexual, na faixa dos 50 anos, que decide retomar sua vida social após ficar viúvo. A nova fase rende aventuras em aplicativos de namoro, boates, bares e saunas, além de encontros com diversos homens, até que um deles se torna seu convidado para um jantar. A proposta é trazer um olhar para a atualidade, desmistificando a ideia construída pela sociedade do idoso adepto à inatividade, seja ele hétero ou LGBTQIA .

O espetáculo é realizado com recursos do edital ProAc Expresso 40/2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com apoio institucional da Prefeitura de São Vicente via Secretaria de Cultura (Secult).

27/03 (Segunda-Feira) - 15h: 'Nossa Primeira História' por Nine Guillen
Classificação: Livre para todos os públicos
Sobre: Nosso País é repleto de histórias fascinantes, e São Vicente é um verdadeiro tesouro histórico. Apesar disso, muitas dessas histórias são pouco conhecidas pelas crianças. Mudar essa cultura é a missão que Nine Guillen tomou para si.

A artista comandará um passeio na Biquinha, onde as crianças poderão desvendar os segredos da Biquinha e aprender um pouco a respeito da história da Primeira Vila do Brasil de uma forma divertida e interativa.

28/03 (Terça-Feira) - 15h: 'Em Busca do Presente Perfeito' por Kelly Franco
Classificação: Livre para todos os públicos
Sobre: Jefiso e Crédito são os protagonistas desta divertida e emocionante jornada. Depois de receberem o convite para a festa de aniversário de Kimberly, eles ficam em dúvida sobre o presente ideal para uma garota que tem tudo o que deseja. A peça aborda temas importantes como bullying, preconceito, violência doméstica e desigualdade social, tornando-se uma importante fonte de reflexão e conscientização.

29/03 (Quarta-Feira) - 19h: Workshop 'Técnicas de Shows, Teatros ou Espetáculos de Encenação' com Alessandro Cruz
Classificação: Maiores de 16 anos
Sobre: O produtor cultural e técnico em rádio e tv, Alessandro Cruz, realizará um encontro de capacitação técnica e teórica sobre os diferentes processos de organização de back stage para teatros, shows e espetáculos de encenação.

O objetivo da atividade é apresentar um conjunto de técnicas usadas para interpretação de mapas de palco, som e iluminação na intenção de orientar pessoas interessadas no processo de operacionalização de ações culturais e artísticas.

31/03 (Sexta-Feira) - 19h: 'Não Separe a Arte da Artista - Leve com Você' por Letícia Diez
Local: Entrada do Cine Roxy 6, localizado no 3° andar do Shopping Brisamar
Classificação: Livre para todos os públicos
Sobre: Uma instalação performática onde o corpo da artista é o meio de experiência para a pergunta: é possível separar a arte do artista?

Por Cendy Domingues