Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
27/03/2023
NOTÍCIAS
Dia Mundial de Combate à Tuberculose: cerca de 150 vicentinos realizam teste e recebem orientações de prevenção
A  Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente promoveu no sábado (25), em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, um mutirão informativo com orientações sobre a prevenção e o tratamento contra a doença. além de testes de bacilo de Koch (BK) para cerca de 150 vicentinos, entre mulheres e adolescentes.
 
A ação busca aumentar a conscientização sobre as consequências devastadoras à saúde, sociais e econômicas devido a esta doença.
 
O encontro com palestras e roda de conversas foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, das 8h às 13h. Além dos exames que foram feitos no local, mais de 20 recipientes foram distribuídos para os pacientes realizaram a coleta para o teste em suas residências.
 
A enfermeira e responsável técnica do CATH, Ana Patrícia, comentou que um dos principais objetivos desse mutirão foi salvar vidas e pedir que as mulheres sejam os braços direitos da Saúde, pois a população pode ser parceira da Sesau, espalhando as notícias, e consequentemente, alcançando mais pessoas. “Confio que essas vicentinas que são responsáveis pela segurança do lar e que cuidam dos familiares são capazes de ajudar os profissionais à salvarem vidas, concedendo orientações para procurarem ao Centro de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase (CATH), caso sinta algum sintoma como tosse, emagrecimento ou febre”.
 
Vale lembrar que o CATH funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na Rua Benedito Calixto, 275. O local conta com dois consultórios amplos, uma sala de procedimento, farmácia, posto de enfermagem e acolhimento. O espaço realiza atendimentos, coleta de exames e medicação para os tratamentos. 
 
Além do mutirão, o CATH intensificou as visitas nas unidades de saúde do Município para orientação aos profissionais, tanto da Área Insular, quanto da Área Continental.
 
As visitas da equipe visam reforçar a importância da identificação de possíveis novos casos da doença, e da busca por pacientes faltosos ou que indicam abandono do tratamento, trabalho que é feito com o intuito de evitar o aumento de pessoas com a doença.
 
Por Emerson Nascimento


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite