Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
28/03/2023
Professora da rede recebe homenagens por 43 anos de dedicação

Um buquê de rosas e um cartão de agradecimento foram uma singela homenagem que a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) prestou esta semana à mais experiente professora da rede municipal. Em 23 de março, Rosa Maria dos Santos Machado completou 43 anos de profissão. A data foi celebrada junto às colegas da Unidade Educacional União Cívica (Parque São Vicente), onde leciona para crianças do 1º ano, com direito a bolo e aplausos.

“A única certeza que a gente tem é a de que um dia partiremos. Minhas filhas me cobram muito, pedem que eu dê um tempo, que descanse. Eu digo a elas que se eu morrer trabalhando, morro feliz”, disse a pedagoga, ao receber as flores das mãos de sua aluna, Lorena.

Se a vocação surgiu ainda na infância, a dedicação marcou a sua vida. Filha de dois migrantes alagoanos, da cidade de São José da Tapera (o pai ferroviária e a mãe lavadeira), Rosa Maria passou a infância no Parque Bitaru. Estudou na escola municipal Raquel de Castro, fez Magistério na escola estadual Martim Afonso e, na sequência, ingressou na faculdade de Pedagogia da Uniceb (atual Unimes).

Seu primeiro emprego foi antes mesmo de se tornar universitária: aos 18 anos foi dar aula no Mobral, modalidade que alfabetizava adultos e que funcionava no período noturno na escola Raquel de Castro (a mesma onde estudou na infância). Depois, vieram as escolas Duque de Caxias, Kelma Maria Toffetti Gonçalves, Adilza Sobral, creche Maria Josefa (como coordenadora), Vila Jóquei (onde atuou como diretora por 12 anos), Jonas Rodrigues, Pastor Joaquim, Antônio Pacífico e, agora, União Cívica.

“O meu maior orgulho é ter nascido em São Vicente e trabalhar na minha cidade até hoje. E não tenho ideia de parar, não. Se eu ficar em casa, vou me sentir inútil. Cada um tem um propósito na vida. O meu é ser feliz dando aula”.

Emocionada pelo buquê enviado pela Seduc, Rosa Maria agradeceu à secretária Nivea Marsili e à adjunta Denise Barbosa pela homenagem. “Percebo um olhar diferente desta gestão. Nunca me envolvi com política, mas noto o que cada um deixa de bom para nós e vejo uma atenção maior, de reconhecimento pelo ser humano”.

A professora também recebeu um telefonema do prefeito Kayo Amado no dia que completou 43 anos de magistério. “Na hora, achei que era fake. Mas ele foi muito gentil e me parabenizou pelo trabalho prestado na prefeitura. Fiquei muito feliz e emocionada”.

A admiração também parte de sua mãe, dona Cícera, de 95 anos. “Ela me disse que nunca imaginou que eu tivesse essa garra, e respondi: ‘mãe, eu fiz sempre o que gosto’. Tanto que nesses 43 anos não tenho nenhuma falta”.

Diretora da UE União Cívica, Cristiane Coelho Martins revelou toda a admiração e respeito que tem por Rosa Maria. “Ela vem de uma época em que a educação era diferente dos dias atuais, e percebo o prazer que tem em continuar lecionando. É admirável essa conduta e a escolha que fez para a vida dela”.

A assistente de direção da unidade, Wania Louise Xavier Carvalho, destaca a dedicação da professora. “Tudo o que ela faz é de coração, sempre disposta a ajudar os alunos e melhorar a escola. Enfim, é uma pessoa maravilhosa”.

Já a coordenadora pedagógica Sirlei Olimpia dos Santos Silva disse que o primeiro contato com Rosa Maria foi neste ano, mas que, nesse curto espaço de tempo, foi notório que se trata de uma profissional extremamente participativa. “Ela tem prazer em vir trabalhar diariamente e valeu a pena conhecê-la”.

Texto - Renato Pirauá

Fotos - Tadeu Filho