Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
29/03/2023
Prefeito recebe jovem multicampeão de jiu-jitsu em seu gabinete
Na terça-feira (28), o prefeito Kayo Amado recebeu o atleta Jean Carlos Souza Santos, de 16 anos, morador do bairro Humaitá, em seu gabinete. Acompanhado de seu pai, o garoto conversou sobre sua carreira e contou seus feitos. Jean já é tricampeão paulista, campeão brasileiro e sul-americano, e ganhou o título de cidadão vicentino após ter vencido uma competição em 2019.

Jean treina jiu-jitsu há mais de 10 anos, e, por alguns momentos, também treinava judô, mas precisou interromper, pois o pai não tinha condições de arcar com os custos do clube. O mesmo problema evitou que o atleta disputasse campeonatos internacionais.

Na conquista do campeonato sul-americano, Jean recebeu ajuda de custos de amigos e parentes, organizou uma vaquinha on-line e conseguiu viajar para o Rio de Janeiro, onde ficou hospedado por 4 dias em um lugar alugado, conseguindo trazer o título.

O pai, Joubert Santos, aproveitou o encontro para fazer um apelo às autoridades e ao empresariado da Cidade. “Ele precisa de um patrocinador para que possa arcar com os custos de competição, seja no Brasil ou no exterior, alimentação para manter a forma, equipamento de competição e locomoção básica”.

Como meta, Jean Carlos planeja concluir seus estudos e fazer faculdade de educação física para competir profissionalmente. Ele também sonha em poder competir no Mundial ou Pan-Americano de jiu-jitsu nos Estados Unidos, o que ainda não consegue fazer pela falta de dinheiro.
O pai, que sonha junto com o filho, gostaria de vê-lo voltando ao judô para poder competir nos Jogos Olímpicos.

Além das metas profissionais, Jean quer mostrar para as comunidades que o esporte é uma alternativa para tirar as pessoas do risco das ruas. Na sua comunidade, por exemplo, o garoto já é um modelo, um ponto de inspiração que mostra para os outros que é possível sonhar.

O encontro foi mediado pelo vereador Thiago Alexandre, que conheceu a história do garoto após ver uma publicação sobre ele. Jean se tornou atleta federado com a ajuda do vereador.

Por Roberto Filho