Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
31/03/2023
Entrega de uniformes emociona responsáveis e servidores de escolas
"É emocionante. Estamos começando a acreditar em dias melhores. Investimento em educação é investimento em futuro". Com essas palavras, em lágrimas, a diretora da UE Eulina Trindade, Natalia Cruz, deu início à cerimônia de entrega dos uniformes escolares aos alunos da unidade nesta sexta-feira (31).

O sentimento da diretora estende-se aos responsáveis dos alunos, que não esconderam o brilho nos olhos ao verem as crianças sendo contempladas com um simples uniforme, que, em tese, seria direito do aluno, mas, até então, não era realidade em São Vicente.

A mãe da pequena Lívia Santos de Andrade, de 6 anos, e aluna do 1º ano C, Adelma Nascimento de Andrade, moradora do bairro Vila Margarida, recordou os momentos em que estudou na rede municipal, e comemorou os avanços na área da Educação em São Vicente. “Eu nunca tive uniforme. Poder presenciar essa conquista para minha filha é emocionante”.

Adelma também ressaltou que a vinda do uniforme gera uma economia que, no futuro, pode ser revertida na compra de alimentos ou demais itens básicos para uma família. “Muitas vezes precisamos abrir mão de algumas coisas para poder comprar mais roupas aos nossos filhos, muito por conta da escola. Agora, isso nos possibilitará investir esse dinheiro em outras coisas”.

Além da UE Eulina Trindade, o prefeito Kayo Amado, a secretária de Educação, Nivea Marsili, e vereadores municipais visitaram a UE Nossa Senhora da Esperança, na Vila Nossa Senhora de Fátima, para a cerimônia de entrega. Por lá, a criançada desfilou com as novas peças com direito a trilha sonora.

"Sabemos que, quanto mais entregamos melhorias para os pequenos, mais famílias ajudamos. O lema do nosso governo é o investimento no futuro. E ele só é possível com educação", salientou o prefeito Kayo Amado.

Enaltecendo o trabalho de cada servidor, a secretária Nivea Marsili garantiu que a Seduc seguirá não medindo esforços para proporcionar um sistema educacional de qualidade aos alunos. "Não vamos mais admitir que as outras cidades estejam avançando e a nossa não. Tínhamos bons profissionais. Agora temos não só bons profissionais, mas, também, equipamentos, uniforme e material de qualidade para a criançada".

Uniforme escolar - Compostos por três camisetas - uma regata e duas de manga -, duas bermudas (meninas da educação infantil e fundamental I recebem short-saia) e mochila de costas, os kits já estão contemplando estudantes de todas as escolas. Em breve, serão entregues pares de meia e tênis. Nos próximos meses, também serão distribuídas as peças de inverno, com casaco e calça.

A conquista representa mais um elemento fundamental na virada de chave histórica que o setor educacional da Primeira Cidade do Brasil tem vivido.

Vale salientar que, caso o responsável ainda não tenha solicitado o uniforme da criança, deve entrar em contato com a direção da escola e passar a numeração correta.

Educação - De grão em grão, a Secretaria de Educação (Seduc) vai colhendo os frutos e avançando em importantes estágios na missão de reformular o setor no Município com entregas e conquistas emblemáticas.

Além da aquisição dos uniformes, a Prefeitura inaugurou a primeira escola de ensino integral da história da Cidade - e primeira a homenagear o Rei Pelé; adquiriu material escolar de forma inédita para a rede municipal, entregou notebooks aos docentes e projetores às unidades, e segue revitalizando diversos espaços do âmbito educacional, investindo em projetos extracurriculares e estimulando a socialização.

"O começo de uma história linda é sempre com a criança. Tudo que São Vicente puder fazer para oferecer dignidade aos pequenos, será feito", concluiu Kayo Amado.

Texto: Guilherme Sibilio
Fotos: Tadeu Filho