Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
31/03/2023
Servidora vicentina se aposenta após quase 30 anos de trabalho
A manhã desta terça-feira (31) foi marcada por uma despedida muito especial entre os servidores de São Vicente. Após 29 anos de serviços prestados, aos 74 anos, Elza Ferreira, apelidada carinhosamente como ‘Dona Elza’, passou hoje o seu famoso café pela última vez, encerrando a jornada de trabalho para sua aposentadoria.

Um grupo de servidores se reuniu na Secretaria da Fazenda (Sefaz) onde foi preparado um delicioso café da manhã surpresa como forma de agradecimento, não somente pelos serviços prestados com excelência, como também para retribuir o carinho que a servidora sempre demonstrou com todos no dia a dia.

Uma verdadeira guerreira: em 1955 veio do interior de São Paulo para São Vicente aos 7 anos de idade com seus pais, três irmãs e dois irmãos. Sua mãe faleceu no ano seguinte, em 1956, por isso, Elza assumiu os afazeres da casa, junto do pai ambulante, que trabalhava na praia da Biquinha. Trabalhou com faxinas desde os 17 anos de idade, muitas vezes escondida do pai. “As vezes eu pegava ônibus com meu pai, lá no Beira Mar, onde era a antiga rodoviária. Me escondia e esperava ele descer. Quando meu pai chegava, eu já tinha feito até o café (risos)”, relembra Elza.

Aprovada no concurso público para a função de auxiliar de serviços básicos, Dona Elza ingressou em 1994 na Prefeitura.

Amante de livros e palavras cruzadas, a aposentada até então, havia estudado até o primário. Após ter ingressado na carreira pública, ela concluiu o ensino médio.

Dona Elza tem um casal de filhos e uma neta. E o que ela espera dessa nova fase? “Eu quero descansar”.

Por Maurício Massaro