Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
04/04/2023
Em aula inaugural de curso preparatório, ex-alunos falam sobre a importância do estudo
Com o objetivo de estimular o ingresso no ensino médio técnico, a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) promoveu na tarde desta terça-feira (4) a aula inaugural do cursinho Cellula Matter, voltado a alunos do 9º ano da rede municipal de ensino. Nesse primeiro encontro, realizado no auditório da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), na Esplanada dos Barreiros, os estudantes inscritos acompanharam as palestras dos ex-alunos de escolas municipais, Bruna Cavalcanti e Gustavo Henrique Lima de Oliveira, que estudaram o ensino médio no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Cubatão.

Recém matriculado na Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (USP), Gustavo falou como é possível vencer por meio do estudo. “A gente vem de uma realidade nada fácil, mas com a certeza de que estudar é a melhor maneira de conseguir alguma coisa nessa vida”, afirmou o jovem, que passou pelas escolas municipais Mateo Bei I (educação infantil), União Cívica (ensino fundamental 1) e Mateo Bei II (ensino fundamental 2).

Presente na aula inaugural, a secretária de Educação Nivea Marsili destacou que “o curso preparatório apresenta a estes jovens um direcionamento, mostrando que o estudo é o caminho correto para o futuro”. A secretária acrescentou que o Cellula Mater se trata de um projeto que partiu dos professores, validado pelas unidades escolares. “A Seduc fez o ‘meio de campo’ para que tudo acontecesse. É um projeto de São Vicente”.

Uma das alunas inscritas é Giovanna dos Santos, 14 anos, da Unidade Educacional (UE) Mateo Bei. “Pretendo seguir na área de administração de empresa e, quem sabe, no futuro, fazer TI”. Colega de classe de Giovanna, Claudivânia Silva, 14, está de olho no ensino médio. “Quero fazer ETEC, mas ainda não decidi qual curso”.

Gabriel Marques, da UE República de Portugal, conta que seu primo o incentivou a se inscrever no curso “Ele estudou no Instituto Federal, para onde também quero ir, e agora ingressou na faculdade”. Já Bruna Soares, 15, destacou a importância de sua professora de matemática, Eliana Barbalho. “Tenho aula com ela desde o 7º ano e foi quem me incentivou muito, porque este cursinho vai aumentar minhas chances de passar no processo seletivo para a escola federal”

O QUE ÉO cursinho preparatório Cellula Mater partiu da proposta das professoras Eliana Barbalho (matemática) e Luana Thorlay (português), da UE República de Portugal. “Mas não é um projeto de uma ou de outra professora. Apresentamos à Seduc um sonho de vários professores da rede que já faziam um trabalho de reforço para alunos do 9º ano”, destacou Eliana. Além de incentivar a procura dos alunos por cursos técnicos e profissionalizantes, as aulas também servem para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades exigidas na prova do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, que diagnostica os níveis de aprendizado municipais nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

Texto - Renato Pirauá
Fotos - Cynthia Rocha