Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 15 de junho de 2024.
05/04/2023
NOTÍCIAS
U.E Ercília Nogueira Cobra inicia projeto de Educação Financeira
Nesta quarta-feira (4) a criançada da U.E Ercília Nogueira Cobra teve uma manhã especial com a entrega dos jogos de educação financeira “Pique-Nique” e “ Bons Negócios”. Ao todo, foram destinados 26 exemplares à escola.
 
 
Essa proposta criativa e inovadora promete contribuir para que os alunos saibam poupar e investir com um método divertido e consciente. O uso dos itens tem como objetivo inserir a educação financeira de forma lúdica, ademais auxiliar no processo de aprendizagem, enriquecendo, dessa forma, as tarefas desenvolvidas nas disciplinas escolares.  
 
 
A iniciativa é uma parceria com o Instituto Brasil Solidário. "Esse projeto é maravilhoso, pois não trabalha só o conceito de poupar e investir, mas também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As crianças conseguem levar o conceito de economizar também água e luz para dentro de suas casas”, ressalta a integrante do núcleo de projetos e parceria da Seduc, Regina Moraes. 
 
 
Cada jogo tem uma proposta para provocar reflexões sobre como poupar a partir de decisões de consumo e finanças pessoais, e também de estimular a capacidade dos alunos de empreender e investir no futuro, já que abordam temas multidisciplinares alinhados com as 17 metas globais de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), como o consumo consciente, nutrição saudável, cidadania, mobilidade urbana, economia doméstica, entre outros.
 
 
A secretária adjunta da Seduc, Denise Barbosa, marcou presença na entrega, batendo um papo com as crianças sobre a funcionalidade do jogo. "Vamos desenvolver um projeto com os professores para vocês aprenderem como gastar e guardar dinheiro e fazer compras da maneira certa. Vai ter dinheiro de mentirinha para vocês aprenderem a fazer contas e tudo sobre educação financeira", conclui.
 
 
Já o diretor da unidade, Robson Freitas, falou sobre a expectativa da implementação. "O meu desejo é que eles aprendam a administrar a própria vida, o próprio dinheiro, a família, e que possam usar o aprendizado adquirido pelo jogo fora do muro da escola. É a primeira vez que chega na gente um jogo de tabuleiro de educação financeira”.
 
 
Capacitação - Com parceria do Instituto Brasil Solidário, os professores receberam capacitação gratuita com duração  de 72h, além de mentorias e acesso ao material didático. 
 
 
"Eu não tive essa base que os alunos estão tendo e acho uma oportunidade maravilhosa para quando chegarem na fase adulta, para saberem poupar e investir o dinheiro. Estou há um mês fazendo o curso para conseguir passar de forma clara os conhecimentos", comentou Helenice Cassaroti, professora do 1° ano.

Por Cendy Domingues

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite