Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
11/04/2023
No "Dia do Prefeito", grêmio apresenta planos de governo ao Prefeito
Alunos gremistas de cinco unidades educacionais de São Vicente apresentaram na manhã desta terça-feira (11) um “plano de governo” ao prefeito Kayo Amado, com apontamentos sobre as necessidades que consideram pertinentes no ambiente escolar. Realizado no Salão Nobre do Paço Municipal, o encontro integrou as comemorações do Dia do Prefeito.
Participaram da reunião 18 estudantes de 5º a 9º, representando a UE Antônio Pacífico, UE Armindo Ramos, UE Pastor Joaquim, UE Laura Filgueiras e o Ambiente Municipal de Ensino Integral (AMEI) Rei Pelé.

Além de receber o documento com as propostas, o prefeito foi presenteado pelo grupo com uma arte em azulejo, como forma de agradecimento pelo cuidado à educação vicentina.

O presidente do conselho gremista, Darlan Bispo dos Santos, e a vice-presidente, Elizabeth Stefany Ferreira, lideraram o grupo apresentando algumas reivindicações. Para cada área, foram escolhidos representantes para atender às demandas das unidades.

Cultura: investimento na aquisição de novos livros, a criação de um clube do livro em cada unidade, realização de campanhas de doações de livros, suporte para mais excursões educacionais, criação de oficinas de cinema e cultura.
AMEI Rei Pelé: Benjamim Matheus Mendes Neto, Ana Vitória Rodrigues Silveira.

Esportes: melhorias nas estruturas das quadras esportivas das unidades e fornecimento de novos materiais para a prática das atividades.
UE Laura Filgueiras: Pedro Miguel do Nascimento Soares, Jullia Rodrigues de Oliveira.

Saúde: implementação de acompanhamento psicológico e enfermarias nas escolas, campanhas para o combate a dengue e incentivo à atividade física, visando o bem estar dos alunos.
UE Pastor Joaquim: Maitê Alves Novaes.

Meio Ambiente: elaboração de projetos para zeladoria da cidade, tais como limpeza das praias, vias públicas, combate a dengue, reciclagem e enchentes.
UE Pastor Joaquim: Matheus Lemos Goveia Travassos;
UE Armindo Ramos: Bárbara Regina da Silva.

Educação: melhorias de bibliotecas e preservação dos kits escolares e uniformes.
UE Pastor Joaquim: Rafaela Zacarias Alonso.

Social: o conselho propõe que haja um incentivo especial no combate ao Bullying e Cyberbullying no ambiente escolar, por meio de campanhas e projetos especializados, voltados para reforçar a importância no cuidado da saúde emocional.
UE Armindo Ramos: Enzo Thalles Melo dos Santos.

Comunicação: criação de estúdios nas unidades escolares para produção de podcast, por parte dos alunos, para explorar o aprofundamento no aprendizado e desenvolvimento das pautas do grêmio estudantil.
UE Antônio Pacífico: Beatriz Lopes Fontes
UE Antônimo Pacífico: Leandro Gustavo de Oliveira Silva, Lucas Mendes Mateus.

DEVOLUTIVA O prefeito Kayo Amado salientou ao conselho mirim as medidas que já estão sendo tomadas, em resposta às demandas apresentadas, e trocou sugestões com o grupo para incentivar a iniciativa dos adolescentes. O chefe do Executivo destacou ações já em andamento que impactam no acesso à escola, como as obras para a construção de comportas com o objetivo de amenizar e conter as enchentes.

A entrega do uniforme completo para os alunos da rede municipal também foi apontado por Kayo como um marco na virada de chave promovida pela Secretaria de Educação (Seduc) no setor. Pela primeira vez na história de São Vicente as crianças estão recebendo o conjunto completo, composto por camiseta, bermuda, short-saia, calça, casaco, meias e tênis, além de mochila. De maneira inédita, todos esses itens passam a se tornar realidade na vida dos mais de 39 mil estudantes matriculados nas escolas municipais.

Em 2022, também pela primeira vez a rede municipal foi contemplada com a entrega dos kits escolares, notebooks a todos os docentes e equipamentos multimídia. Para as aulas de educação física e diversão da criançada, ainda foram entregues kits esportivos, brinquedos pedagógicos e parquinhos de recreação, com balanços, escorregadores, gangorras, cestas de basquete, redes de vôlei e traves de gol-caixote, tudo para atender às diferentes faixas etárias.

Dando sequência a este projeto que está reformulando o sistema educacional da Cidade, ainda neste ano a Prefeitura reinaugura oito escolas. Vale lembrar que, em 2022, diversas unidades passaram por reforma, como a EMEF CAIC Ayrton Senna.

Nova iniciativa da Prefeitura, os Ambientes Municipais de Ensino Integral (AMEI's) também passam a integrar o âmbito educacional de São Vicente, oferecendo ensino em tempo integral. A primeira AMEI entregue é a Rei Pelé, inaugurada no final de janeiro, homenageando o Atleta do Século, Rei do Futebol.

"Não tinha forma melhor de passar o 'Dia do Prefeito', senão com vocês que são nosso maior patrimônio, ouvindo boas sugestões para melhorar a nossa Cidade", agradeceu o prefeito Kayo Amado.

Texto - Maurício Massaro
Fotos - Tadeu Filho