Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
12/04/2023
NOTÍCIAS
São Vicente participa de encontro com gestores públicos e autoridades de todo país
Na última quinta-feira (6), representando São Vicente em encontro online com autoridades e especialistas, Talita Corrêa, secretária de Planejamento e Governança (Seplag) apresentou o caso de São Vicente e o primeiro experimento Nudge, que trata da redução da inadimplência de IPTU. 
 
O projeto “Nudge São Vicente” iniciou em setembro de 2022, através de uma parceria junto à Comunitas e a Fundação João Goulart, em que a equipe Nudge Rio capacitou servidores da Cidade na metodologia Nudge, sendo então possível aplicá-la no município.  
 
A palavra Nudge vem do inglês e pode ser traduzida como “empurrãozinho”. Dentro do estudo da ciência comportamental se tornou o conceito de “teoria de incentivo'' ou “arquitetura da decisão”, que busca incentivar pessoas a tomarem decisões melhores, com liberdade de escolha e melhor experiência no que buscam. E, se tratando de políticas públicas, uma melhor experiência dos serviços públicos.
 
As evidências comportamentais são elementos importantes na gestão pública, que auxiliam governos e facilitam o acesso dos serviços públicos aos cidadãos, sendo o Nudge uma metodologia de intervenção inovadora, e que São Vicente está compartilhando sua experiência com outros municípios. 
 
O evento fez parte da formação de 184 gestores públicos e contou com a participação de Rafaela Bastos, presidente da Fundação João Goulart, do Rio de Janeiro, e Marcelo Peroni, Gestor de Cultura da Prefeitura de Jundiaí. 
 
Rafaela Bastos apresentou o caso da Travessia Legal no RJ, e Marcelo Peroni o caso das Ruas de Brincar em Jundiaí. O diálogo foi organizado pela Rede Juntos, da Comunitas, para inspirar gestores de todo o país.


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite