Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
12/04/2023
Reunião discute medidas de segurança nas escolas de São Vicente
Buscando proporcionar maior sensação de segurança aos pais e/ou responsáveis pelos alunos das escolas de São Vicente, a Prefeitura se reuniu, na manhã desta quarta-feira (12), no Centro de Controle Operacional (CCO), com instituições de defesa e segurança, conselhos municipais e sociedade civil, a fim de discutir medidas preventivas a serem adotadas no âmbito educacional.

Dentre as pautas abordadas, destacam-se a elaboração de estratégias de combate às fake news e a busca de medidas para expandir informações verídicas, visando, desta forma, contra-atacar a notícia falsa.

“O grande desafio é fazer com que a informação correta chegue às famílias. Na rede social, o mal viraliza mais que o bem. A polêmica repercute. É necessário unir as instituições para esclarecer ao munícipe o que deve ser feito, de fato, neste momento. Precisamos encontrar uma solução para que a verdade se espalhe mais do que as fake news”, salientou o prefeito Kayo Amado.

Além do combate à desinformação, no encontro foi ressaltada a importância da conscientização nas escolas e a aproximação entre a criança e o profissional de segurança. Segundo o secretário de Imprensa e Comunicação Social, Kennedy Lui, uma importante estratégia a ser adotada é ‘cativar’ o público, de modo que os próprios receptores da informação, no caso os estudantes, gerem conteúdos que transmitam mais segurança e propaguem em suas redes sociais. “Minha percepção é de que a informação vai ser melhor absorvida pelos jovens, falando a linguagem deles. Estamos vendo muitas fake news e boatos. Isso engaja muito nas redes sociais. Devemos propagar a mensagem correta e positiva na linguagem que os jovens se interessem e queiram replicar em suas redes sociais”.

Para o representante da Polícia Militar (PM), Tenente Coronel Washington, do 39º BPM, neste momento, estratégias adequadas de comunicação são fundamentais, para que notícias falsas ou deturpadas não sejam veiculadas. “O cenário atual indica que devemos, antes de tudo, trabalhar meios de divulgação que não ‘incentivem’ práticas negativas. Em seguida, podemos estudar palestras preventivas”.

“A reunião foi muito produtiva. Traçamos algumas diretrizes de combate às fake news e tudo que vem cercando este momento delicado”, explica o delegado da Polícia Civil, Dr. Marcos Alexandre Alfino.

O presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Marcos Vinícius, enalteceu a iniciativa conjunta entre Administração Municipal, instituições de segurança, conselhos e sociedade civil. "É fundamental encontros como esse para alinharmos questões que precisam ser ajustadas, estreitar as relações com o poder público e, principalmente, passar uma mensagem de conforto aos responsáveis pelas crianças que estudam em nossa cidade. O trabalho integrado neste momento essencial”.

Conduzida pelo prefeito, a reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Adilson da Farmácia, representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Judiciário, GCM, conselhos municipais e sociedade civil, além dos secretários de Defesa e Organização Social (Sedos), Educação (Seduc), Imprensa e Comunicação Social (Seduc) e Mobilidade Urbana (Semob).

PARTICIPANTES DA REUNIÃO:

Kayo Amado - Prefeito

Adilson da Farmácia - Presidente Câmara dos Vereadores

Dr. Alfino - Delegado Polícia Civil

Tenente Coronel Washington - Comandante do 39° BPM

Capitão Rodrigo Eulálio - Representante Corpo de Bombeiros

Dr. Rodrigo Barbosa Sales - Juiz da Vara da Infância

Dr. Eduardo de Salles - Promotor da Infância

Rubens Goes - Comandante da GCM-SV

Marcos Neves - Inspetor Chefe da GCM-SV

Marlon de Lima - Conselheiro Tutelar

Valdelice Santana dos Santos Alves - Conselheira Tutelar

Marcos Vinícius - presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

Silvio Damaceno - Secretário de Defesa e Organização Social

Nivea Marsili - Secretária de Educação

Kennedy Lui - Secretário de Imprensa e Comunicação Social

Alexandre Martins - Secretário de Mobilidade Urbana

Medidas - Nesta semana, São Vicente divulgou um pacote com uma série de melhorias na área da segurança nas escolas. O número de viaturas que realizam o Patrulhamento Comunitário Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) foi triplicado. Além disso, o prefeito Kayo Amado anunciou que haverá a contratação de novas câmeras cujos equipamentos serão instalados nas unidades de ensino e integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo monitoramento 24h com agentes da Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM).

Em 2022, a Prefeitura contratou controladores de acesso nas unidades, que a partir de agora receberão formação específica para lidar com crises. Esta capacitação também será dada aos demais profissionais das escolas do Município.

Outra importante medida já adotada pela Secretaria de Educação (Seduc) em janeiro deste ano, e que será intensificada neste mês de abril, é a do programa de psicólogo nas unidades escolares, tendo em vista que, os atentados cometidos nos ambientes escolares têm, em muitas vezes, questões relacionadas à saúde mental, como pano de fundo.

A secretária de Educação, Nivea Marsili, ressalta o professor como peça fundamental para tranquilizar a criança e trabalhar a conscientização. “O educador tem como principal ferramenta ensinar as boas práticas e caminhar ao lado do aluno, sobretudo em situações como essa. Porém, é um momento difícil para eles também. Estamos trabalhando medidas que os acalmem, transmitindo mensagens de paz. Vamos passar por tudo isso juntos”.

“Sempre bati na tecla de que a criançada é prioridade em nosso governo. Não mediremos esforços para zelar pela vida dos nossos pequenos”, concluiu o prefeito Kayo Amado.