Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
14/04/2023
São Vicente define local da Nova Rodoviária
A Prefeitura de São Vicente definiu nesta sexta-feira (14) o local onde será construída, e funcionará de forma permanente, a Nova Rodoviária. O equipamento será construído em terreno que pertence à Administração Municipal, na Praça Bernardino de Campos, no Centro. Dessa forma, a Prefeitura não precisará gastar recursos na compra ou aluguel de um novo terreno, como ocorreu em outros tempos, a exemplo da antiga rodoviária na Rua Frei Gaspar, que era alugada.

Como o prefeito Kayo Amado já havia adiantado, a Nova Rodoviária será erguida na região central, onde há mais ofertas de transportes, facilitando a vida dos passageiros.

"Vendemos um terreno na Avenida Capitão-Mor Aguiar, para que ali seja construído o Complexo Materno Infantil, sem custos para os cofres da Prefeitura, pois ficará a cargo da Fundação Lusíada, ou seja, da iniciativa privada. E com isso, usamos o recurso da venda desse patrimônio (o terreno), para então contruirmos o prédio da Nova Rodoviária de São Vicente. Resumindo, ganhamos duas vezes, porque com essa boa gestão, a Cidade terá sua Maternidade e sua Rodoviária pelo custo de uma só", explicou o prefeito Kayo Amado.

A Prefeitura ainda fará uma completa reurbanização na Praça Bernardino de Campos, não se tratando apenas da construção da Nova Rodoviária.

"Escolhemos este local por ser uma área grande com vias largas, conectando o projeto de aproximar a rodoviária da área central, bem diferente do que é hoje, e também da praia. Daremos uma capacidade melhor de circulação aos ônibus. Encontramos, sem dúvida, uma alternativa criativa para nossa Cidade", comentou ainda o prefeito.

O prazo de construção da Nova Rodoviária de São Vicente é de um ano, contados após o término dos trâmites da licitação, que já foi lançada, e definição da empresa ganhadora. O novo equipamento deverá ter lanchonetes, lojas, sanitários e espaço coberto para a parada dos ônibus.

"Será um patrimônio de São Vicente e as pessoas terão, finalmente, um espaço digno para fazer suas viagens, com conforto e segurança", concluiu o prefeito Kayo Amado.

Posto Rodoviário provisório
Em breve os usuários não vão mais precisar utilizar o equipamento atual da rodoviária, que apresenta uma série de problemas estruturais e nunca deveria ter funcionado para tal atividade.

Isso porque a atual gestão municipal já está em fase final de montagem do Posto Rodoviário, que funcionará de forma provisória na Avenida Capitão-Mor Aguiar, ao lado do prédio da Secretaria de Educação (Seduc). A previsão é que os serviços operacionais comecem no novo local após os feriados de Tiradentes (21/4) e Dia do Trabalho (1º/5).

O novo local, mesmo que provisório, já garantirá mais comodidade, conforto e segurança aos usuários.