Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
17/04/2023
NOTÍCIAS
Gremistas participam de simpósio com palestras e roda de conversa
Um momento para refletir, debater questões relativas à rotina escolar e trocar experiências em busca de ações positivas na educação. Assim foi marcado o encontro de gremistas promovido na manhã desta segunda-feira (17), na Subseção São Vicente da Ordem dos Advogados dos Brasil (OAB). Mais de 70 representantes de 14 escolas públicas (18 municipais e uma estadual) discutiram assuntos como bullying e cyberbullying, depressão (mais presente entre os jovens nos últimos anos) e cultura de paz.
 
Dentre as dinâmicas no simpósio, estudantes, professores e diretores formaram rodas de conversa para apontamentos de problemas e propostas para um ambiente mais saudável. Presidente do grêmio da Unidade Educacional Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras), Giovanni abordou a atual série de ameaças de ataques. “Notícias falsas só servem para levar o medo à escola, que é um lugar para aprender e ajudar no futuro do País”. David, do 8º ano da UE Carolina Dantas (Catiapoã), propôs levar a roda de conversas também às unidades, com discussões além do conteúdo pedagógico. “Ficamos tão focados nas lições que acabamos esquecendo de falar dos sentimentos. É necessário um momento assim para conversarmos, ouvirmos e sermos ouvidos. A escola oferece tudo de bom e de melhor, mas às vezes os alunos, reprimidos nas suas fraquezas e nos seus medos, não têm a oportunidade de dar o seu melhor e acabam potencializando o seu pior”. 
 
Saúde mental - O palestrante André Navajas falou sobre o projeto Psicólogos das Escolas, implementado pela rede municipal para a prevenção de transtornos ligados à saúde mental e à mediação de conflitos. “É fundamental a identificação precoce e o encaminhamento facilitado para que esses problemas, aparentemente pequenos, se tornem enormes no futuro”. Navajas comentou que um dos obstáculos está no preconceito. “As pessoas ainda têm muito receio em buscar esse tipo de serviço. Temos que desmistificar esse quadro”. 
 
 
Cyberbullying - Na outra palestra, o vice-presidente da Comissão de Direito Digital da OAB Santos, Matheus de Ávila Rodrigues, traçou um panorama do bullying e cyberbullying e as implicações do ponto de vista jurídico. O palestrante destacou que o bullying é praticado com três elementos: o agressor, a vítima e a plateia. “Quando alguém faz o papel de plateia torna-se, na verdade, cúmplice, compactuando com essa forma de violência”, explanou Ávila, pontuando que a solução é denunciar e que tais atos recorrem aos crimes contra a honra e à imagem e contra a liberdade individual. “De acordo com relatório da Unicef, são 150 milhões de adolescentes sofrendo de bullying”. 
 
Cultura de paz - Integrante do Núcleo de Cultura de Paz da Seduc, Regina Travassos convidou os gremistas a participarem de um curso oferecido pela Secretaria “para alunos que poderão atuar como facilitadores dos conflitos nas escolas, formando um grupo forte que fará a diferença”, ressaltou. “Quando falamos em conflitos, o melhor caminho é o diálogo, sempre se colocando no lugar do outro”, completou o professor Danilo Rong, também do Núcleo de Cultura de Paz. 
 
A diretora pedagógica Egle de Souza destacou que o encontro de gremista representou um marco, com lideranças jovens participando de discussões voltadas às escolas onde estudam. “Buscamos, na escola, um ambiente seguro e acolhedor. A missão de vocês, gremistas, é desafiadora, de multiplicar ações positivas que vão ajudar a melhorar cada vez mais a educação”.
 
Já a secretária de Educação, Nivea Marsili, salientou a importância dos gremistas assumirem cada vez mais o papel de protagonistas. “Nós acreditamos que o lugar que salvar vidas é a escola, e é pela educação que vamos fazer a diferença na Cidade”, afirmou. “O bem sempre vence o mal e esse momento de fake news vai passar”
 
Participaram da reunião as unidades educacionais de São Vicente Armindo Ramos (Samaritá), Carolina Dantas (Catiapoã), Duque de Caxias (Jardim Guaçu), Laura Filgueiras (Vila Mateo Bei), José Meireles (jardim Irmã Dolores), Antônio Pacífico (Jóquei Clube), Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras), República de Portugal (Bitaru), Vera Lucia Massis (Náutica 3), Saulo Tarso Marques de Melo (Parque Continental), Lions Clube (Vila São Jorge), Jacob Andrade Câmara (Náutica), Mateo Bei (Parque São Vicente), Lúcio Martins (Vila Margarida), Jorge Bierrenbach Senra (Rio Branco), Caic Ayrton Senna (Humaitá), Raul Rocha do Amaral (Jardim Irmã Dolores) e Pastor Joaquim Rodrigues da Silva (Náutica 3), além da EE Armando Vitório Bei (Jóquei Clube).
 
Por - Renato Pirauá

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite