Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
17/04/2023
NOTÍCIAS
Exposição no Paço Municipal celebra Dia dos Povos Indígenas
Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) de São Vicente, a exposição fotográfica ''TEKOA: modos de ver e viver'', lançada na segunda-feira (17), celebra o Dia dos Povos Indígenas.
 
O prefeito Kayo Amado prestigiou a inauguração e ressaltou a importância da integração indígena em espaços públicos. “A Prefeitura é o ponto político administrativo mais importante de uma cidade. Então termos reunidos aqui a história, a cultura e o artesanato indigena sendo ressaltados é de muita alegria”.
 
Além de retratos, a iniciativa também apresenta  diversos artesanatos produzidos pelos moradores da Aldeia. “Para nós da Aldeia Paranapuã é uma imensa satisfação trazer um pouco da nossa cultura e da arte para mostrar à sociedade. Essa ligação entre município e comunidade indigena é muito importante”, destacou o cacique Ronildo Werá Guarani.
 
Durante a abertura do evento, Fátima Batista, proprietária do buffet Felicita Gastronomia, serviu comidas tipicamente indígenas, como bolo de milho, paçoca, canjica e tapioca. O painel instagramável ficou por conta da Dona Diva Flores.
 
A exposição pode ser visitada até quinta-feira (20), no saguão do Paço Municipal, das 9h às 17h.
 
Valorização - Entre as atividades desenvolvidas em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, o Sebrae ofereceu um treinamento de precificação e vendas de artesanatos.
 
Entre os anos de 2021 e 2023, a Prefeitura de São Vicente promoveu diversas outras ações com o intuito de fortalecer o protagonismo da comunidade indígena. Foi realizado o cadastro dos indígenas para obterem a carteira de artesão pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), o que permitiu que a comunidade pudesse comercializar os artesanatos em feiras; Apoio para participação dos indígenas na Expo Brazilian Creative Cities, evento realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco), com o intuito de promover o empreendedorismo; Projeto piloto de visitas monitoradas de escolas municipais e instituições da região na Aldeia de Paranapuã, com objetivo de fomentar a interação com a diversidade sociocultural e promover a venda de artesanato; Apoio em eventos, como as edições de 2021 e 2022 no ‘’Festival da Primavera’’ e a ‘’Feira de Cultura’’ da UNIBR.

Por Isabella Paschoal
Fotos: Tadeu Filho

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite