Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
18/04/2023
Reforma da Ponte Pênsil ultrapassa marca de 70% dos serviços concluídos
Um dos cartões-postais da Primeira Cidade do Brasil, a Ponte Pênsil vem passando por reforma desde outubro de 2022 para proporcionar mais segurança e fluidez ao tráfego. Na última semana, os serviços avançaram e a obra atingiu 70% de sua totalidade. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos já na primeira quinzena de maio.

Com intervenções à noite ao longo da semana a fim de não prejudicar o fluxo de trânsito durante o dia, a estrutura, neste momento, vem passando por troca do piso de madeira, lixamento e pintura anticorrosiva da estrutura metálica. Nos próximos dias será dado início ao processo de substituição do gradil metálico.

Os serviços são executados pela terceirizada Concrejato, empresa contratada pelo Departamento Estrada e Rodagem (DER), órgão do Governo de São Paulo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), é responsável pela fiscalização dos trabalhos, além de serviços interligados à reforma, como por exemplo, a sinalização do trânsito

A ponte ficou sete anos sem reforma, apresentando problemas estruturais constantes.  Após diversas solicitações da Administração Municipal, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado anunciou, em outubro de 2022, a obra orçada em R$ 5,2 milhões.

Vale ressaltar que, devido a essas melhorias, a ponte é interditada para veículos nos dois sentidos de segunda a sexta-feira, das 20h às 6h do dia seguinte. pedestres e ciclistas podem transitar pela estrutura.

História - A Ponte Pênsil foi registrada como patrimônio histórico do Estado de São Paulo em 30 de abril de 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

Ela foi proposta em 1910 pela Comissão de Saneamento de Santos, liderada por Francisco Saturnino de Brito, para dar suporte a um duto de esgoto de Santos e São Vicente até o Oceano Atlântico, sendo inaugurada em maio de 1914 pelo ex-prefeito Washington Luís.