Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
19/04/2023
No aniversário da Área Continental, moradores da região ganham Unidade Saúde da Mulher reformada
Nesta quarta-feira (19), os moradores de São Vicente celebram o aniversário de 113 anos da Área Continental, local onde vivem cerca de 150 mil munícipes. Para comemorar a data especial para a Cidade, a Prefeitura de São Vicente, em conjunto com a Secretaria de Saúde (Sesau), inaugura a Unidade Saúde da Mulher, que funciona na Rua Salvador, 60, na Vila Ponte Nova.

A unidade é referência em atendimento da saúde da mulher e realiza cerca de mil atendimentos por mês, entre consultas médicas ginecológicas, consultas e procedimentos de enfermagem, coleta de exames preventivos e realização de pré-natal.

O local foi totalmente reformado, recebeu pintura nova, manutenção no telhado e todos os reparos necessários para atender a população feminina. O espaço conta com três consultórios para atendimento em ginecologia e obstetrícia e realização de pré-natal, além de sala de enfermagem, farmácia, recepção e sala para o projeto Acolhe Mãe, que passa a funcionar, também, na Área Continental.

A unidade visa promover  atendimento adequado e humanizado para o público feminino da região, principalmente gestantes de risco, que vão poder contar com acolhimento e acompanhamento de profissionais da Central Obstétrica de Atendimento Secundário (COAS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O espaço vai ficar responsável em atender as gestantes de risco da Área Continental, encaminhadas pelas unidades de saúde.

Na quarta-feira (19), a unidade também vai promover diversas ações de saúde como inserção do Implanon em adolescentes de 15 a 17 anos, moradoras da região e que estudam em escolas das redes municipal ou estadual. Esse dispositivo é um método contraceptivo subcutâneo, que tem duração de três anos e 99% de eficácia.

Outra ação realizada nesta quarta, para promoção à saúde das mulheres, é a coleta do exame preventivo papanicolau, que vai atender mulheres de 25 a 64 anos. Para colher o exame, a paciente não pode ter tido relação sexual ou ter feito o uso da ducha ginecológica. Esse exame detecta alterações nas células do colo do útero.

Para participar da ação, as mulheres devem atender aos requisitos e comparecer à unidade de saúde, das 10h às 16h.

Para a secretária de Saúde, Michelle Santos, a comemoração na manhã desta quarta será em dobro, pelo aniversário da Área Continental e pela inauguração da nova unidade. ”Seguimos com nosso cronograma de entregas para população, dessa vez, em especial para as mulheres batalhadoras do nosso Município, que cuidam tão bem de suas famílias e muitas vezes não conseguem cuidar de si. A partir de hoje, elas ganham mais um equipamento de saúde para o acolhimento, atendimento e cuidado. Me alegra ver que nosso empenho de levar saúde para todos os munícipes está tendo bons resultados”.