Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
20/04/2023
Moradores aprovam a última reforma da Ponte dos Barreiros
A Área Continental celebra 113 anos e a sua  construção mais relevante é a Ponte dos Barreiros, que liga a área Insular, facilitando a chegada e saída dos moradores.

O lema da atual gestão municipal, "O desenvolvimento vai cruzar a ponte” é uma referência à Ponte dos Barreiros, e, após meses em funcionamento, nota-se a satisfação dos moradores.

Uma delas é Laura Oliveira, que conta com entusiasmo que a reforma trouxe benefícios para o seu dia a dia, pois a moradora do Quarentenário vai diariamente até Santos para a faculdade. “Ficou bem melhor de atravessar para fazer minhas tarefas. Essa reforma foi bem positiva para a população daqui e retomamos a nossa vida sem limitações”.

Agora podendo apreciar a bela vista do caminho da ponte sem precisar andar a pé na chuva ou no sol, a população de 150 mil habitantes pode escolher o meio de transporte para atravessar e, independentemente do veículo que escolher, o munícipe tem mais dignidade para cruzar a pista e seguir sua agenda diária.

Com a reforma, o sentimento de confiança também voltou. Rosemeire Caboclo lembra das ‘piadinhas’ que os moradores da Área Continental escutavam. “Existia aquela velha fama de que a ponte ia cair, isso fazia a gente sentir medo. Com a reforma é muito mais tranquilo passar, até por conta dos radares instalados.

Laura, por sua vez, lembra de desafios diferentes. “Era bem complicado atravessar, principalmente em noites chuvosas, pois os ônibus tinham horários.”

A Ponte, revitalizada há 9 meses, garante melhor mobilidade, trazendo qualidade de vida para os moradores da região. Uma das frentes de trabalho da Prefeitura de São Vicente, a Ponte possui cerca de 217 estacas, 284 longarinas de concreto armado, 300 toneladas de asfalto em toda a extensão da ponte, entre outras melhorias que marcam a conquista da gestão e dos vicentinos.

Por Cendy Domingues e Roberto Filho