Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
27/04/2023
São Vicente concorre ao Prêmio Top Destinos Turísticos 2023
O Prêmio Top Destinos Turísticos tem o objetivo de identificar e selecionar os melhores municípios para viajar do Estado de SP. Visto o potencial turístico e o forte comércio da Primeira do Brasil, São Vicente participa mais um ano do concurso.

Em 2022, a Cidade foi premiada na categoria “melhor destino de compras” do Estado. No total, 130 cidades estavam na disputa, em 18 categorias.

Essa é a quinta edição do concurso, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB ) e SKAL Internacional São Paulo.

O Top Destinos Turísticos está com votação aberta pelo site https://votetop.com.br/cidade/sao-vicente. Os interessados podem votar quantas vezes quiserem.

Este ano são 65 cidades inscritas em 16 categorias, e São Vicente concorre em duas delas: turismo de compras e turismo de esportes.

Turismo de compras - Com comércio forte e variado, São Vicente é considerada a "25 de março" do litoral paulista. A Cidade recebe diariamente munícipes e visitantes dos mais diversos locais à procura de compras no atacado.

Roupas, calçados, perfumes, cosméticos, eletrônicos, casa e decoração. Estas são apenas algumas das opções disponíveis para quem deseja comprar produtos de qualidade com "precinho" convidativo.

E para aqueles que querem aproveitar a viagem para economizar nas compras, há três principais áreas com grande concentração comercial.

O Centro da Cidade é onde tudo acontece. Em São Vicente, devido à privilegiada geografia, o Centro Histórico, a orla da praia e o Centro Comercial estão a poucos metros de distância, sendo possível ir a pé de um ponto ao outro.

A Vila Cascatinha tem como sua principal via a Av. Antônio Emmerich. Seu início está localizado próximo à Praça dos Correios, onde também está o camelódromo, e apesar de ser uma rua com características residenciais, possui lojas de grandes marcas.

A Vila Valença conta com a Avenida Prefeito José Monteiro. Seu início está localizado no cruzamento com a Avenida Antônio Emmerich, finalizando na estação de VLT José Monteiro. O fácil acesso e a variedade de lojas e restaurantes são os destaques desta região.

Turismo de esportes - Reunindo anualmente 30.650 atletas nos mais de 40 eventos esportivos que São Vicente sedia, a Cidade conta com um calendário consolidado.

Dos eventos regionais aos nacionais, o Município recebe participantes de seis travessias marítimas, nove corridas, nove campeonatos de artes marciais, dois passeios ciclísticos e diversas outras modalidades.

Entre os principais eventos, o destaque é a Travessia Aquática Martim Afonso de Souza, que acontece tradicionalmente desde 1971, e este ano está em sua 49ª edição. A prova beneficente reúne grandes nadadores da Baixada Santista e de todo Estado de São Paulo para comemorar o aniversário da Cidade.

A “São Vicente Night Run” é a maior prova noturna de pedestrianismo da região, reunindo mais de mil atletas em sua última edição.

O Passeio Ciclístico “Bora Pedalar”,  realizado pela Associação Nacional de Esportes (ANE), também contou com mais de mil participantes e está entre os destaques.

Além disso, São Vicente possui diversos equipamentos para a prática esportiva espalhados pelos bairros, como o Ginasio Poliesportivo Dondinho, Centro Esportivo Beija-Flor, Escola de Surf , pista de voo livre, plataforma de pesca (pesca esportiva), marinas (esportes náuticos) e as praias (esportes náuticos, de areia e travessias).